Igreja no Brasil
Classificado pelo Papa Francisco como o “primeiro genocídio do século XX”, um dos primeiros e mais brutais massacres da atualidade serão recordados no próximo sábado (24), no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A missa das 12h será rezada em memória dos cerca de 1,5 milhão de mortos durante o Genocídio Armênio.
O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), do qual a Igreja Católica é membro pela representação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou os subsídios da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), edição 2021, que este ano acontece de 16 a 23 de maio com o tema: “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (cf. João 15,5-9).
A preservação e a conservação dos bens culturais da Igreja no Brasil vai ganhar um capítulo inédito e histórico com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A diocese de Corumbá (MS) comunicou o falecimento na tarde desta quarta-feira, 21 de abril, de Dom Segismundo Martinez Alvarez, seu Bispo Emérito. Internado no Hospital da Cassems, em Corumbá, desde o dia 28 de março, o bispo apresentava sintomas de dengue, vindo a se constatar e confirmar o quadro infeccioso de Covid-19.
Representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cáritas Brasileira e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promoveram uma reunião virtual na segunda-feira, 19, com instituições da Igreja no Brasil para discutir a segunda fase da Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar”.
A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entrou para a história como a primeira a ser realizada totalmente de forma virtual, numa plataforma on-line. Os bispos conectados de Norte a Sul do Brasil, enfrentando as dificuldades com sistemas e a rede, encarando as novidades impostas pelos tempos de pandemia, mas no desejo de aumentar o espírito fraterno e a unidade na diversidade em vista do anúncio de Jesus Cristo. Sobre essas e outras questões, vários pastores partilharam suas impressões sobre o encontro.
Refletir sobre os “Impactos do Isolamento Social na Educação”, é o tema do I Encontro Regional da Pastoral da Educação do Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da CNBB, que será realizado no dia 06 de maio, às 19h30, no formato live.
A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chegou ao fim no início da tarde desta sexta-feira, 16 de abril, após uma série de partilhas e comunicados de Comissões e organismos. Durante a última sessão, os bispos também rezaram por ocasião do aniversário do Papa emérito Bento XVI, que completa 94 anos hoje, saudaram os administradores diocesanos e lembraram dos membros do episcopado falecidos nos últimos dois anos. Na avaliação do Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, a assembleia foi maravilhosa.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulga nesta sexta-feira, 16 de abril, a mensagem do episcopado brasileiro que reunido, de modo online, na 58ª Assembleia Geral da CNBB, se dirigiu ao povo neste grave momento. No texto, os bispos afirmam que diante da atual situação pela qual passa o Brasil, sobretudo em tempos de pandemia, não podem se calar quando a vida é “ameaçada, os direitos desrespeitados, a justiça corrompida e a violência instaurada”. Os bispos asseguram que são pastores e que têm a missão de cuidar. “Nosso coração sofre com a restrita participação do Povo de Deus nos templos. Contudo, a sacralidade da vida humana exige de nós sensatez e responsabilidade”, dizem.