Igreja no Brasil
A Comissão para a Comunicação e Cultura do Regional Leste 2 esteve reunida remotamente nesta quinta-feira, 6 de maio. A reunião foi conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora (MG) e referencial para a Comissão, Dom Gil Antônio Moreira, pelo Assessor Eclesiástico, Padre Andrey Nicioli, e pela coordenadora da Pascom no Regional, Janaína Gonçalves.
A “Live CNBB – Igreja no Brasil Painel” desta quinta-feira, 6 de maio, às 17h, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) transmitirá, ao vivo, em suas redes sociais (Facebook, Youtube e Twitter), vai refletir sobre o tema “Igreja em Saída? O que é isso?”, buscando compreender pastoral e eclesiologicamente esta expressão cunhada pelo Papa Francisco.
O Santuário Nacional de Aparecida (SP) se prepara para a oração do Terço pelo fim da pandemia na próxima quinta-feira (06). A ação, convocada pelo Papa Francisco e iniciada por ele mesmo no último sábado (1º), envolve 30 santuários em diversos países durante o mês de maio.
Em Santa Catarina, as cinco vítimas do ataque a uma creche em Saudades (SC) foram veladas no Parque de exposições da cidade. Um missa de corpo presente está sendo realizada na manhã desta quarta-feira (5). A celebração está sendo presidida pelo bispo da Diocese de Chapecó, Dom Odelir José Magri.
Em março, na Solenidade de São José, o bispo da Igreja particular de Leopoldina, dom Edson Oriolo, comunicou sua decisão de elevar a Igreja Matriz São José Operário de Leopoldina a dignidade de Santuário Diocesano. A instalação do novo santuário acontecerá em Celebração Solene marcada para o dia 08 de dezembro de 2021, Solenidade da Imaculada Conceição e Encerramento do ‘Ano de São José’.
Como parte de suas atribuições estatutárias, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu, virtualmente, na manhã desta terça-feira, 4 de maio, com o novo presidente do Senado Federal, o senador Rodrigo Pacheco, do Democratas-MG.
Na solenidade da Ascensão do Senhor, em 16 de maio, a Igreja celebra a 55ª edição do Dia Mundial das Comunicações Sociais. Para marcar a data, a Pascom Brasil, Signis Brasil, Rede Católica de Rádio, com o apoio do Sepac Paulinas, promovem a Semana da Comunicação, de 10 a 16 de maio.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará a live “Assembleia Eclesial: sinodalidade a serviço do Reino” no dia 7 de maio, às 17h30, para motivar a participação no processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe.
Para auxiliar e aprofundar a caminhada de fé dos sacerdotes no atual e desafiador período de pandemia, o Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá, de 2 a 6 de agosto, o Retiro On-line de Presbíteros. O evento é promovido através da Comissão Episcopal para a Comunicação e Cultura, com o apoio da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG).