Últimas Notícias

Pentecostes, do grego pentekosté, é o quinquagésimo dia após a Páscoa. Com esta solenidade, celebrada neste ano no dia 19 de maio, termina o Tempo Pascal, recordando o envio do Espírito Santo à Igreja, que é a continuadora da missão de Cristo na Terra. No Ano Eucarístico vivenciado na Arquidiocese de Juiz de Fora, a Solenidade de Pentecostes terá ainda mais forte a característica da unidade. Diversos movimentos estarão juntos em um grande evento, que acontecerá no Centro de Evangelização da Comunidade Resgate, no município de Chácara (MG).
O mês de maio é tradicionalmente dedicado à Nossa Senhora em todo o mundo. Na Igreja do Brasil, as missas dominicais são marcadas por coroações a imagens de Maria Santíssima, geralmente feitas por crianças e adolescentes. Para manter essa tradição, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do Bairro Benfica, em Juiz de Fora, está recebendo cadastros dos pequenos que desejam ter essa experiência mariana.
A Comunidade São Geraldo, no Bairro Fábrica, em Juiz de Fora, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, iniciou, na última quarta-feira (8), a novena em honra ao seu padroeiro. A festa tem caráter extraordinário, já que o santo tem sua festa litúrgica celebrada em 16 de outubro. A intenção do Administrador Paroquial, Padre Erelis Camilo Resende de Paiva, é recordar o mês das mães, lembrando que São Geraldo é o patrono das mulheres que têm dificuldade para engravidar.
Os principais cemitérios de Juiz de Fora sediarão, no próximo domingo, 12 de maio, missas em memória das mães falecidas. As celebrações, organizadas pela Diaconia da Esperança, já se tornaram tradicionais no Dia das Mães. No Cemitério Parque da Saudade, em Santa Terezinha, a Eucaristia acontece às 9h, enquanto no Cemitério Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizado no Bairro Poço Rico, a celebração está marcada para as 10h.
Aconteceu, entre os dias 6 a 9 de maio, na Casa Santíssima Trindade, em Belo Horizonte, o Encontro de Coordenadores Diocesanos de Pastoral do Regional Leste 2. O evento reuniu os coordenadores de pastoral das diversas (Arqui)Dioceses de Minas Gerais, oferecendo momentos de reflexão, partilha e formação para os participantes. O Padre João Carlos Ventura de Oliveira, Secretário da Coordenação Sinodal da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Juiz de Fora, representou nossa Igreja Particular.
Estão abertas as inscrições para o Congresso de Comunicação, uma iniciativa conjunta da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) e das arquidioceses de São Paulo e Rio de Janeiro. O evento, marcado para os dias 15 e 16 de agosto, será sediado na FAPCOM, em São Paulo.