Igreja no Mundo

“Todos com o Haiti”: Com este lema, a Igreja se solidariza com o Haiti, devastado pela violência. Uma iniciativa do Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (CELAM), da Confederação de Religiosos da América Latina e do Caribe (CLAR) e da Cáritas América Latina convoca os fiéis para um “Dia Continental de Oração” pelo Haiti na próxima sexta-feira, 22 de março.
Nesta quarta-feira, 13 de março, completam-se 11 anos da eleição do Cardeal Jorge Mario Bergoglio como bispo de Roma e líder mundial da Igreja Católica. Ao ser eleito, o novo papa adotou o nome de Francisco, uma homenagem a São Francisco de Assis, considerado o padroeiro dos pobres.
Após oito catequeses dedicadas aos vícios, Francisco iniciou uma série de reflexões sobre as virtudes. Ao introduzir o tema, o Papa afirmou que este “bem, que vem de um lento amadurecimento da pessoa até se tornar sua característica interior”, é sustentado pela graça de Deus, e para que cresça e seja cultivado, são necessárias sabedoria e boa vontade. “Em um mundo deformado, devemos nos lembrar da imagem de Deus impressa em nós para sempre”.
O olhar do Senhor sobre nós não é um farol ofuscante que nos ofusca e nos coloca em dificuldade, mas o brilho suave de uma lâmpada amiga, que nos ajuda a ver o bem em nós e a perceber o mal, para que possamos nos converter e ser curados com o apoio de sua graça. Foi o que disse o Papa no Angelus, ao meio-dia do domingo, 10 de março, IV Domingo da Quaresma em preparação para a Páscoa do Senhor.