Bispos falecidos

Nascido aos 13 de abril de 1933, Dom Eurico é natural do Distrito de Sarandira, em Juiz de Fora (MG). Entrou para o Seminário Santo Antônio aos 16 anos para o curso de Admissão ao Ginásio. Em 1956, ingressou no Seminário Maior São José, em Mariana (MG), para o Curso de Filosofia e de Teologia. Sua Ordenação Presbiteral aconteceu em 22 de setembro de 1962.
Dom Frei Clóvis Frainer nasceu na cidade de Veranópolis, no dia 23 de Março de 1931. Estudou nos Seminários Capuchinhos de Veranópolis e Vila Ipê, ingressando depois no Noviciado em Flores da Cunha, onde emitiu seus primeiros votos religiosos no dia 06 de janeiro de 1949. Estudou filosofia em Marau e teologia em Garibaidi e Porto Alegre. Recebeu a Ordenação Sacerdotal das mãos do Cardeal Dom Vicente Scherer no dia 27 de março 1955. Seus superiores o enviaram para Roma, onde se licenciou em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana e em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico.
Dom Juvenal Roriz nasceu na cidade de Goiás Velho, Goiás, no dia 12 de outubro de 1920. Estudou o curso de humanidade (ginásio e cientifico), no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida do Norte. Em 1940, ingressou na congregação do Santíssimo Redentor (Redentorista), aspirando à vida religiosa. Entre os anos de 1940 e 1946, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Redentorista Santa Terezinha, em Tietê, São Paulo. Foi ordenado sacerdote no dia 28 de junho de 1946, assumindo como Vigário Coadjutor em Aparecida do Norte. Entre os anos de 1947 e 1950, especializou-se em filosofia pela Universidade Gregoriana, em Roma, tornando-se doutor em filosofia.
Geraldo Maria de Morais Penido, nasceu no dia 06 de setembro de 1918, em Rio Manso, Minas. Ingressou no Seminário do Coração Eucarístico de Jesus, em Belo Horizonte, onde fez Humanidades e Letras. O curso superior foi feito no Seminário Maior Em 1937, ingressou na Pontifícia Universidade Gregoriana, na Academia São Tomás de Aquino e no Pontifício Instituto Bíblico, onde conquistou respectivamente os títulos de licenciado em teologia, bacharel em filosofia e de estudos especializados em Sagrada Escritura.
Justino José de Sant’ana nasceu em Aramary, município de Alagoas, no estado da Bahia, no dia 12 de dezembro de 1878. Fez os estudos primários numa escola local, freqüentando em seguida o curso secundário. Em 1898, ao completar vinte anos, entrou para o seminário arquidiocesano de Salvador da Bahia. Após o curso de filosofia e teologia, ordenou-se sacerdote no dia 1° de novembro de 1904. Foi nomeado em seguida vigário de Saúde de Jacobino, e depois transferido para a paróquia de Barracão e Nazaré.