Artigos

“Nunca participei de festa tão linda!” Esse foi o comentário de uma das participantes das celebrações dos cem anos da Diocese de Juiz de Fora, hoje Arquidiocese. Centenas de mensagens chegaram e continuam chegando a nós por variados meios, sobretudo pela mídia digital, louvando a Deus pelas celebrações e nos cumprimentando pelas maravilhas da festa.
No último dia 4 de fevereiro, jubilosos, nos reunimos para celebrar os cem anos de nossa Igreja Diocesana, idealizada pelo santo Arcebispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, levada a efeito pelo seu sucessor, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, e criada pelo Papa Pio XI (1922-1939), naquele memorável primeiro de fevereiro de 1924.
No último final de semana, mais uma vez milhares de homens estiveram reunidos no Santuário de Aparecida para a 16ª Romaria Nacional do Terço dos Homens. O ponto alto do encontro anual é a Missa Solene celebrada na manhã de sábado, neste ano, 24 de fevereiro, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider. Naquele dia, a Palavra de Deus nos dizia que, em certa ocasião, quando Jesus estava pregando para multidões, sua Mãe e seus parentes se aproximaram e queriam falar com ele. Jesus, então, anunciou: “Todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mt 12, 50).
Ao meditar sobre as leituras escolhidas para a Missa em ação de graças pelo Centenário de nossa querida Diocese de Juiz de Fora, celebrada no domingo, 4 de fevereiro, sendo as duas primeiras do 5º Domingo do Tempo Comum e o evangelho próprio, pudemos escutar Deus a nos iluminar com sua Palavra nessa data festiva.
Você já encontrou Deus em sua vida? Ou já fez a dolorosa experiência de não sentir a sua presença quando mais precisava dele? Quais pessoas ajudaram você a encontrá-lo? Como Maria, Nossa Senhora, entra nesta história? A Sagrada Escritura nos apresenta, de forma abundante, estas experiências, sobretudo nas leituras do Segundo Domingo do Tempo Comum.
Com imensa alegria e gratidão a Deus, chegamos em 2024, ano centenário da criação da Diocese de Juiz de Fora. Foi no dia 1º de fevereiro de 1924 que o Papa Pio XI (1922-1939) assinou a bula Ad Sacrosancti Apostolatus Officium, com a qual dava início à história eclesiástica local e aos amplos calendários das funções pastorais.
O Senhor Jesus Ressuscitado dos mortos nos reuniu, em 2 de outubro, ao redor de seu altar, para celebrar a Páscoa Definitiva de nosso irmão, Dom Eurico dos Santos Veloso. Após uma longa existência de 90 anos, o Senhor o chamou a Si, no último dia de setembro, Dia da Bíblia, na festa de São Jerônimo.
No dia 23 de setembro, a graça de Deus transformou mais um vocacionado em seu sacerdote. O jovem Padre Jadai Leandro quis marcar esta festa, e também a sua vida daquele momento em diante, com as expressões tão belas saídas dos lábios e o do coração de Pedro: Sabes tudo, Senhor; Tu sabes que eu te amo (Jo 21, 17).
No contexto do Mês Vocacional, estamos celebrando a Semana Nacional da Família. Em plena consonância com o Ano Vocacional, a CNBB nos indica o lema: “Família, fonte de vocações”. É tempo de renovar esforços para defender a verdade moral sobre a família como a união do homem e da mulher para, no amor, gerarem filhos e os educarem para Deus e para o próximo.