Composição do Acervo Documental

O acervo documental custodiado pelo Arquivo Arquidiocesano, de valor permanente, possui em sua composição uma variada tipologia documental. O acervo encontra-se, no estágio atual, parcialmente organizado. Dentre os grandes conjuntos de documentos existentes, encontramos manuscritos e impressos (livros, correspondência, processos, periódicos católicos, provisões sacerdotais, criação de igrejas), além de plantas, fotografias entre outros. O acervo documental contém ainda informações relativas às paróquias e igrejas filiais; organizações do laicato católico a exemplo das irmandades; organismos administrativos e pastorais; congregações e ordens religiosas; além de coleções particulares.

As fontes documentais do Arquivo Arquidiocesano de Juiz de Fora permitem infinitas possibilidades de abordagem para o estudo da história da Igreja e da sociedade colonial e imperial na região. Constituem imensa riqueza para pesquisadores da historiografia brasileira, acadêmicos de universidades brasileiras e estrangeiras em fase de elaboração de projetos universitários, e para o público em geral, pois uma parcela da documentação também é procurada para comprovação de direitos dos cidadãos brasileiros. O fundo documental é do ano de 1707 aos dias atuais e como se constitui em um arquivo de fundo aberto, permanece em constante crescimento.

Inventariando e Recolhendo…
No primeiro semestre de 2005, teve início o projeto “Inventariação e Recolhimento de Acervos Documentais Paroquiais” elaboração e realização da equipe do Arquivo Arquidiocesano. O projeto inicialmente foi pensado para responder a uma determinação do Código de Direito Canônico – Cân.491§1 – que preconiza que se façam inventários dos documentos de igrejas filiais entre outras, em duas cópias, uma das quais se conserve no respectivo arquivo paroquial e outra no arquivo diocesano e também para cumprir uma função importante do arquivo que é a responsabilidade pela conservação e preservação das fontes documentais da Igreja.

Ao longo de três anos foram inventariados quarenta e oito (48) arquivos de paróquias interioranas. Durante a visita, os técnicos do Arquivo buscaram orientar e estimular os atendentes das secretarias, ampliando a consciência da importância e do imenso valor dos arquivos paroquiais a eles confiados. Paralelamente ao trabalho de inventariação dos acervos paroquiais, foram recolhidos para a guarda permanente do Arquivo Arquidiocesano, livros e documentos de grande significância para a história e para a memória da Igreja de Juiz de Fora. Infelizmente, grande parte dos documentos e livros recolhidos, especialmente dos séculos XVIII e primeira metade do XIX se encontravam em péssimo estado de conservação, pela presença de umidade, ataque de insetos e microorganismos, além de manuseio danoso durante a sua existência. Esse material foi logo de início cuidadosamente higienizado e após a conclusão de seu tratamento técnico, das ações de conservação de seu suporte, da inserção em nossos instrumentos de controle, foi finalmente acondicionado e arquivado em área especialmente preparada para a sua preservação. O projeto propiciou ainda uma importante aproximação entre as paróquias e o Arquivo Arquidiocesano, possibilitando apoio e orientação permanente, numa parceria cada vez mais afinada!

O projeto seguiu com a inventariação dos arquivos paroquiais localizados em Juiz de Fora, município sede da Arquidiocese. O projeto é uma das maiores realizações da Igreja de Juiz de Fora na área de arquivos. Uma infinidade de livros e documentos encontra-se hoje recuperada e tratada, com disponibilidade de consulta em sua grande maioria. Na avaliação da equipe técnica, a maior riqueza cultural desse trabalho foi, sem dúvida nenhuma, salvar um acervo documental precioso, onde, na maioria dos casos, encontrava-se em lenta agonia rumo ao seu desaparecimento.