Atendimento

Atenção

Cientes da nossa responsabilidade, mediante o avanço da Covid-19 (Coronavírus), informamos aos nossos solicitantes, que tomamos todas as medidas de segurança necessárias e indicadas pelo Ministério da Saúde para o retorno de nossas atividades com um horário reduzido.

Contamos com a compreensão de todos, uma vez que, haverá uma diminuição do número de pessoas atendidas e um aumento no tempo de espera para realização dos serviços. Caso seja necessário tirar alguma dúvida, pedimos que entre em contato pelo telefone (32) 3229-5450, de 13h às 16h30 ou por e-mail (arquivo@arquidiocesejuizdefora.org.br), evitando assim vir pessoalmente ao Arquivo.

Estaremos monitorando toda a situação e caso necessário, as atividades poderão ser suspensas novamente a qualquer momento.

Segue abaixo, as datas de retorno dos serviços:

– 18 de maio de 2020 – Emissão de Certidão.
Para solicitar uma certidão, o solicitante já deverá ter encontrado o registro.
É necessário informar a localidade onde o registro se encontra, período do livro, página e nº do termo. Caso a pesquisa tenha sido realizada pela equipe do Arquivo, basta informar o número pedido constante no Extrato de Busca.

 – 01 de junho de 2020 – Serviço de Busca em Livros Paroquiais.
Para proceder ao pedido de busca de assentos religiosos, é necessário enviar a solicitação para o e-mail do Arquivo (arquivo@arquidiocesejuizdefora.org.br), mencionando todos os dados necessários à pesquisa (ver os dados necessários neste mesmo link, no texto abaixo). O Arquivo Histórico Arquidiocesano estará recebendo esses pedidos somente no primeiro dia útil de cada mês, a partir das 8h da manhã. O Arquivo realizará 12 pesquisas por mês, sendo que, o critério de seleção relaciona-se à entrada dos 12 primeiros pedidos a chegarem no computador do Arquivo a partir da data e horário estabelecidos. Os e-mails de solicitação de busca enviados antes serão invalidados. Só será aceito um pedido de busca por solicitante.

Atendimento de pesquisadores junto às fontes documentais (consulta direta ao acervo na sala de pesquisa) – suspenso temporariamente.

Abertura de Processo de Retificação em Livros Paroquiais – suspenso temporariamente.

Comunicado aos nossos usuários

Nos últimos anos a demanda por busca em livros paroquiais e emissão de certidões cresceu assustadoramente. O aumento se deu, principalmente, devido ao número significativo de brasileiros em busca da regularização de sua vida civil em outros países – dupla cidadania. Com a preocupação constante de melhorar os serviços prestados aos nossos usuários, o Arquivo Histórico Arquidiocesano de Juiz de Fora passou a receber 24 (vinte e quatro) pesquisas por mês. Esta iniciativa foi fundamental para se conseguir reduzir o tempo de espera pelo resultado das mesmas.

Para proceder ao pedido de busca de assentos religiosos, envie a sua solicitação para o e-mail do Arquivo (arquivo@arquidiocesejuizdefora.org.br), mencionando todos os dados necessários à pesquisa. O Arquivo está recebendo esses pedidos somente no primeiro dia útil de cada mês, a partir das 8h da manhã. Os e-mails de solicitação de busca enviados antes deste dia ou horário serão invalidados. O critério de seleção das vinte e quatro pesquisas relaciona-se à entrada dos 24 (vinte e quatro) primeiros e-mails no computador do Arquivo a partir da data e horário estabelecidos.

As dúvidas poderão ser respondidas pessoalmente no Arquivo, ou através do telefone (32) 3229-5450, no horário de 13h30 às 16h30, ou ainda pelo e-mail arquivo@arquidiocesejuizdefora.org.br.

Serviços
O Arquivo Arquidiocesano de Juiz de Fora presta atendimento para:
– Busca em livros paroquiais (batismo / crisma / casamento / óbito);
– Emissão de certidão religiosa (batismo / casamento / crismas / óbito);
– Pesquisa presencial junto às fontes documentais.

Normas e Procedimentos

Para a solicitação de busca, é necessário:

a) apresentar o pedido por escrito ao Arquivo (por e-mail);
b) ter o pedido aprovado pelo Arquivo (pesquisa viável);
c) ter recolhido a taxa pertinente;
d) ter enviado o comprovante de pagamento da taxa (pode ser por e-mail).

No pedido é necessário informar:

– Tipo de busca: batizado ou casamento ou crisma ou óbito (só é permitido UM pedido por solicitante de cada vez);
– Nome das pessoas envolvidas e respectivas filiações;
– A data do evento ou o período aproximado (o período máximo que Arquivo faz de busca são 10 anos);
– Local onde ocorreu o evento (batizado / casamento / crisma / óbito). O solicitante deverá informar uma única localidade.

O resultado da busca será encaminhado ao solicitante por escrito através do “Extrato de Busca”, no qual será notificado se foram ou não localizados o registro e os livros e períodos pesquisados. O resultado segue por e-mail ao solicitante.

O “Extrato de Busca” não contém informações específicas do texto do assento localizado, este só será apresentado na íntegra, através da emissão da certidão de inteiro teor.

Ratificamos, portanto, que só serão aceitos 24 (vinte e quatro) pedidos de pesquisas de 24 (vinte e quatro) solicitantes, sendo aceita somente uma pesquisa por pessoa.

Aconselha-se a todos que não foram contemplados na seleção de pedidos que, permanecendo a necessidade, reapresentem o seu pedido de buscas em livros paroquiais no mês subsequente.

Lembramos a todos que o serviço de buscas que o Arquivo Histórico Arquidiocesano de Juiz de Fora presta a seus usuários é, na verdade, uma ampla pesquisa realizada através de dezenas de livros de assentos religiosos, sempre partindo da localidade indicada e, caso não seja localizado o assento procurado, partimos para os livros de todas as igrejas circunvizinhas. É feito pela equipe do setor um “Plano de Pesquisa” para cada pedido, de acordo com a área eclesiástica abrangida e vinculações canônicas entre igrejas matrizes e capelas. Por isso, pedimos que seja indicada somente uma localidade. A realidade da documentação eclesiástica é completamente diferente da realidade da documentação cartorial civil de nosso país.

 Não temos acervos digitalizados, a pesquisa é manual e o acervo numeroso para assentos religiosos, ou seja, tratam-se de pesquisas longas. Estabelecendo um número fixo de pesquisas a cada mês, estamos abreviando consideravelmente o tempo de espera pelo resultado.

A equipe do Arquivo Histórico Arquidiocesano de Juiz de Fora, embora pequena, é composta de profissionais da área de História com conhecimento da técnica de leitura paleográfica e treinados na grafia de época e suas variações. Além disso, a equipe é altamente consciente da importância de seu trabalho para cada usuário, na busca de seus direitos civis.

Para o atendimento de pesquisadores junto às fontes documentais

– A consulta direta ao acervo documental é realizada às quintas e sextas-feiras, no horário de 13h30 às 16h30;

– Há necessidade de agendamento antecipado, que poderá ser feito pelo e-mail arquivo@arquidiocesejuizdefora.org.br;

– Ao solicitar o agendamento é necessário informar o sacramento, a localidade e o período em que deseja pesquisar pessoalmente.

As Normas de acesso ao acervo documental encontram-se disponíveis na sala de pesquisa.

O Arquivo disponibiliza a consulta pessoal ao acervo de documentos sem custos.

Recolhimento de taxa de prestação de serviço, mediante tabela abaixo:

Taxas de prestação de serviços do Arquivo:
– Certidões do ano de 1700 a 1850: R$ 125
– Certidões do ano de 1851 a 1935: R$ 120
– Certidões do ano de 1935 a atual: R$ 55
– Certidão negativa: R$ 70 (finalidade: cidadania) / R$ 55 (finalidade: realização de sacramentos)
– Solicitação de busca em livros paroquiais: R$ 80 (finalidade: cidadania / inventário de bens)
– Retificação em livros paroquiais: R$ 150
– Serviço externo de cartório e correio: R$ 20 cada

Obs.: Não há cobrança de taxa para buscas com a finalidade de realização de sacramentos religiosos; paga-se apenas a certidão.

A Cúria Metropolitana não faz transcrição de assentos paroquiais, apenas a emissão de certidão.

Antes de fazer qualquer pagamento, é necessário entrar em contato com a equipe do Arquivo Arquidiocesano para que seja verificada a disponibilidade da realização da pesquisa.

Atenção: O pagamento de taxas poderá ser efetuado diretamente na Tesouraria da Cúria Metropolitana, no horário de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, ou através de depósito bancário. Consulte a equipe do Arquivo.

Sacerdotes em consulta no Arquivo
Sacerdotes em consulta no Arquivo
Arcebispo de Juiz de Fora em visita ao Arquivo
Arcebispo de Juiz de Fora em visita ao Arquivo
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