Arcebispo Metropolitano

Dom Gil Antônio Moreira (arcebispo) – desde 2009

Nascido em Itapecerica (MG) em 9 de outubro de 1950, filho de Antônio Moreira (in memoriam) e Maria Teresa Mendes Moreira (in memoriam), é o segundo filho de oito irmãos, entre os quais Padre João Luiz Moreira. Depois de cursar seus primeiros anos escolares em sua terra natal (pré-primário com as Irmãs Batistinas e primário no Grupo Escolar Severo Ribeiro), ingressou, com onze anos de idade, no Seminário Menor São José, de Divinópolis (MG).

Nesta mesma cidade, colou grau em Letras e Filosofia, indo depois para Belo Horizonte (MG), onde se formou em Teologia pela PUC-MG. Foi ordenado diácono no dia 9 de julho de 1973 em Divinópolis e presbítero no dia 18 de dezembro de 1976, em Itapecerica, pelas mãos de Dom Cristiano Portela de Araújo Pena.

Como presbítero, foi Vigário Paroquial de São Bento de Itapecerica, Pároco de São Joaquim de Bicas – Igarapé, Santo Antônio de Mateus Leme e Sagrado Coração de Jesus de Santanense – Itaúna. Nos primeiros anos de seu sacerdócio, foi missionário por seis meses em Tefé (AM), Igreja-Irmã da Diocese de Divinópolis. Desde o início de seu sacerdócio, recebeu a incumbência de trabalhar com as vocações e logo foi nomeado Reitor do Seminário Maior de Divinópolis, em Belo Horizonte, cargo que exerceu por 12 anos. Foi Reitor também no Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, em Campo Grande (MS), por três anos, a pedido dos Bispos dos Regionais Oeste 1 e Oeste 2 da CNBB.

É Mestre em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma. Fez cursos de especialização para Formador em Toluca (México) e em Viamão (RS). Como Professor, lecionou História da Igreja, Catequética, Metodologia Pastoral, Liturgia e Sacramento da Penitência. Por vários anos, ensinou também Português, Literatura e Desenho Geométrico em escolas de ensino fundamental e médio. Entre os anos 1997 e 1999, foi Subsecretário-Geral da CNBB, em Brasília (DF), ao lado de Dom Raymundo Damasceno Assis, Secretário-Geral.

Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo (SP) por João Paulo II, em 14 de julho de 1999, tendo recebido a Ordenação Episcopal no dia 16 de outubro de 1999, em Itapecerica (MG). Foi seu sagrante principal o Núncio Apostólico Dom Alfio Rapisarda, e consagrantes Dom Cláudio Hummes e Dom José Belvino do Nascimento, com especial homenagem a Dom Cristiano Frederico Portela de Araújo Pene, primeiro bispo de Divinópolis (MG) e verdadeiro Pai espiritual de Dom Gil.

Em 2004, foi elevado a Bispo Diocesano de Jundiaí (SP) por João Paulo II, tomando posse em 15 de fevereiro. Lá permaneceu por cinco anos. No dia 28 de janeiro de 2009, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora pelo Papa Bento XVI, tendo tomado posse em 28 de março seguinte, numa memorável liturgia na Catedral Metropolitana de Santo Antônio.

Na CNBB, antes de chegar à Arquidiocese de Juiz de Fora, atuava no Regional Sul 1. Foi membro da Comissão de Cultura, presidente da Comissão Regional em Defesa da Vida e responsável pela Comissão Regional dos Bens Culturais da Igreja. No âmbito nacional, foi suplente para o Conselho Permanente pelo mesmo Regional.

Foi também, na Santa Sé, membro da Congregação para a Educação Católica, nomeado pelo Papa Bento XVI em abril de 2007. Na CNBB, foi coordenador da Comissão Nacional de Comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II.

Entre junho 2015 e 2023, Dom Gil foi Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação Social e Cultura do Regional Leste 2 da CNBB. No Regional, ainda atuou como Presidente da Comissão de Bens Culturais da Igreja de 2012 a 2015 e como Vice-Presidente da mesma comissão até 2023.

Seu lema é Scis Amo Te (Senhor, sabes que Te amo).

Responde atualmente

Dom Gil é o Vice-Presidente da Comissão para os Bens Culturais da Igreja no Regional Leste 2 e o Assistente Espiritual Nacional do Terço dos Homens, bispo referencial indicado pela CNBB.

Lar Sacerdotal – Secretária: Elisângela Lopes
Rua Dom Silvério, 461 – Bairro Alto dos Passos