Igreja no Brasil

A diocese de Itumbiara (GO) comunicou na manhã do último sábado, o falecimento de seu bispo emérito, dom Antônio Fernando Brochini, 77 anos, o 7º bispo diocesano daquela Igreja Particular. O falecimento ocorreu, na sexta-feira, dia 15 de março, no Complexo Hospitalar Uberlândia Medical Center (UMC), em Uberlândia (MG), onde recebia tratamento de Leucemia mieloide aguda desde fevereiro de 2022.
Na quinta-feira, 14 de março, o Santo Padre, Papa Francisco, recebeu em audiência Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. Durante o encontro, o Sumo Pontífice autorizou o Dicastério a promulgar o Decreto referente às virtudes heróicas do Servo de Deus Libério Rodrigues Moreira, sacerdote diocesano. Nascido em 30 de junho de 1884 em Lagoa Santa, Brasil, e falecido em Divinópolis, Brasil, em 21 de dezembro de 1980, Padre Libério é agora reconhecido como Venerável pela Igreja Católica.
Entre os dias 11 e 13 de março, aconteceu o Encontro Nacional do Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional (SAV-PV), evento anual que reúne coordenadores e representantes de diversos regionais e organismos vinculados ao SAV-PV. A iniciativa, sediada no Centro Cultural de Brasília (CCB), contou com a participação de 32 pessoas.
Nesta quarta-feira (13), Francisco aceitou uma renúncia e fez três nomeações para o Brasil. A Arquidiocese de Aracaju, a Prelazia de São Félix e a Diocese de Bom Jesus da Lapa receberão novos bispos. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou os bispos escolhidos pelo Papa, expressando alegria por suas nomeações,
Teve início na manhã dessa terça-feira, 12 de março, em Brasília (DF), a reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, iniciou o encontro destacando a sinodalidade como elemento para “alimentar a nossa sintonia nesse tempo que estamos vivendo na Igreja”.
Nesta terça-feira, 12 de março, aconteceu uma sessão solene, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), em homenagem aos 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. Estiveram presentes na mesa, no plenário, o primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva; o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, e a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Eliane Cordeiro de Souza.
Nessa semana, de 12 a 14 de março, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se encontra na sede da instituição, em Brasília (DF), para a primeira reunião desse ano. Dela participam a presidência da CNBB, os presidentes das Comissões Episcopais e os presidentes dos 19 regionais da CNBB. Conforme prevê o Estatuto, o Conselho Permanente é o órgão de orientação e acompanhamento da atuação da CNBB e dos organismos a ela vinculados, bem como órgão diretivo, eletivo e deliberativo.
O Encontro Nacional de Diretores Espirituais teve início na segunda-feira (4), no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), sob o tema “A espiritualidade do Bom Pastor”. A missa de abertura foi presidida por dom Ângelo Ademir Mezzari e concelebrada pela diretoria da OSIB, organizadora do evento e os oitenta diretores espirituais presentes para o Encontro.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do seu economato e de seu Conselho de Gestão, promove de 14 a 16 de maio deste ano, o Seminário para Ecônomos de (arqui) dioceses com o tema: “A gestão no Magistério da Igreja: o ofício do ecônomo na construção de uma Igreja credível e sustentável“.