Igreja no Brasil
Em solidariedade ao povo haitiano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida cada comunidade de fé do território brasileiro a se unir, no próximo domingo, dia 22 de agosto, em oração pelo Haiti. O secretário geral da CNBB, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Joel Portella Amado, disse que cada diocese poderá incluir uma prece nos momentos de oração habitualmente vividos pelos fiéis: “Pelo povo haitiano, em mais esse momento difícil de sua história, para que encontre forças em Deus e solidariedade nos demais povos, rezemos ao Senhor.”
Inspirada na carta encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), lançou o subsídio Hora da Vida, para celebrar a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, de 1º a 8 de outubro.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acaba de lançar, por meio da Edições CNBB, o Texto-Base da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. No próximo ano, a CF tem como lema: “Fraternidade e Educação”. O lema é: “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26).
O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (18), o novo bispo da diocese de Penedo (AL). Dom Valdemir Ferreira dos Santos, atualmente bispo diocesano de Amargosa (BA), vai suceder Dom Valério Breda, falecido em 16 de junho do ano passado.
A escolha dos participantes para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe é um dos assuntos da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta quarta-feira, 18. O evento está marcado para novembro deste ano.
Com a instituição do Ministério laical de catequista pelo Papa Francisco, a Edições CNBB oferece gratuitamente o curso: “Vocação e Missão do Catequista: por que um ministério?”. A formação on-line será nos dias 18, 19 e 20 de agosto. Elas acontecerão sempre às 20h, com transmissão pelas redes sociais. Para aqueles que desejarem certificado, é necessário se inscrever.
O Bispo Emérito de Joaçaba (SC), Dom Osório Bebber, faleceu no Hospital da Unimed, de Caxias do Sul, às 23h05, do dia 13 de agosto de 2021, em decorrência de complicações pós-operatório (Choque cardiogênico e insuficiência cardíaca) aos 92 anos de idade, 72 de vida religiosa, 66 de presbítero e 41 de episcopado. Ele foi velado na Igreja Imaculada Conceição, em Caxias do Sul.
A crescente onda de violência no Estado do Rio de Janeiro, sobretudo nas cidades pertencentes à Região Metropolitana, levou os Arcebispos e bispos a se pronunciarem com uma mensagem em conjunto. Percebendo que somente essa fala inicial seria insuficiente, os líderes da Igreja Católica decidiram criar um espaço permanente para debater essa temática: o Fórum Paz no Rio.