Aumento da violência no Estado do rio de Janeiro faz bispos organizarem Fórum Paz

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

A crescente onda de violência no Estado do Rio de Janeiro, sobretudo nas cidades pertencentes à Região Metropolitana, levou os Arcebispos e bispos a se pronunciarem com uma mensagem em conjunto. Percebendo que somente essa fala inicial seria insuficiente, os líderes da Igreja Católica decidiram criar um espaço permanente para debater essa temática: o Fórum Paz no Rio.

“A paz é um valor constantemente ameaçado em várias partes do mundo e, concretamente, na região metropolitana do Rio. Com o desejo de criar espaços de diálogo sobre o importante tema da paz e sobre a colaboração de todos para uma sociedade aberta para a construção de um tempo novo de paz, estamos propondo iniciar, através do Fórum Paz no Rio, algumas atividades para o fomento da cultura da paz”, diz o Vice-Presidente do Regional Leste 1 – CNBB e bispo de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade da Silva.

O também signatário do manifesto e da criação do Fórum Paz Rio, Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, explica o motivo dessas iniciativas: “Constatamos que “na região metropolitana do Rio de Janeiro, o povo das comunidades tem presenciado muitas cenas de violência, inclusive com vítimas, e nossas crianças, infelizmente, já se acostumam com um clima de crueldade ao redor.” Diante desses fatos, reafirmamos nossa “disposição para continuar oferecendo nossa colaboração às autoridades do nosso Estado e dos municípios de nossa região metropolitana na busca de caminhos para colocar um ponto final a qualquer tipo de violência contra o nosso povo. A Igreja é “perita em humanidade”! Ela anuncia o Evangelho da Vida, que está no centro da mensagem de Jesus Cristo!”, fala o cardeal.

O objetivo geral do Fórum Paz no Rio é ser um espaço de diálogo, com diversos representantes da sociedade, favorecendo o diálogo a fim de identificar os valores fundamentais, os desafios e as ações para colaborar na construção de uma cultura do encontro e da paz. Devido à pandemia da Covid-19, inicialmente esses espaços serão organizados a partir das plataformas digitais do Regional Leste 1 – CNBB.

Em 2021 estão previstos dois encontros do Fórum Paz no Rio. O primeiro no próximo dia 17 de agosto, às 19h30, abordará a temática dos Educadores. E em 20 de outubro, no mesmo horário, será a vez de ouvir os Juristas.

Fonte: Site do Regional Leste 1

Veja Também