19/08/2021

Inspirada na carta encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, por meio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), lançou o subsídio Hora da Vida, para celebrar a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, de 1º a 8 de outubro.
“Recomeçar”, com uma responsabilidade coletiva e não com egoísmo. Esta é a palavra de ordem que o Papa Francisco indica aos participantes da 42ª edição do Encontro pela Amizade dos Povos – que terá início nesta sexta-feira, 20 de agosto, em Rimini – neste dramático momento de pandemia que, de fato, fez surgir o egoísmos e idolatrias de poder e de dinheiro, mas ao mesmo tempo a solidariedade entre os seres humanos.
Neste mês de agosto, a intenção de oração do Papa Francisco é sobre a situação da Igreja, sua vocação e sua identidade. O Papa destaca a vocação própria da Igreja, que é evangelizar, e sonha com uma “opção ainda mais missionária”. O desejo é de uma Igreja que vá ao encontro do outro sem fazer proselitismo. Uma instituição que transforme todas as suas estruturas para a evangelização do mundo atual.
No próximo sábado, 21 de agosto, às 9h, a Catedral Metropolitana sediará a Missa das Famílias das Escolas Católicas. A celebração, realizada anualmente durante o Mês Vocacional, será presidida pelo Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, e acompanhada por funcionários, pais e alunos dos 11 colégios.
Na próxima sexta-feira (20) a Igreja faz memória de São Bernardo Claraval. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a comunidade dedicada a São Bernardo, localizada no bairro homônimo e pertencente à Paróquia Cristo Rei, programou uma Missa Festiva para o dia do padroeiro.