Igreja no Brasil
Em Leopoldina (MG), dom Edson Oriolo fez o lançamento de seu novo livro “As riquezas da misericórdia divina”, da Paulus Editora. O evento aconteceu no dia 31 de agosto de 2021, no palácio episcopal, sendo transmitido ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Leopoldina, Paulus Editora e página oficial de dom Edson Oriolo.
Entre os dias 18 e 20 de outubro, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) Leste 2 realiza sua 41ª Assembleia Regional. A partir do tema “Lacunas a serem superadas já no processo formativo, em vista de uma vivência presbiteral saudável”, o evento será on-line pela plataforma Zoom e contará com a assessoria do Pe. Geraldo Maia, ex-reitor do Colégio Pio Brasileiro e atual Formador do Propedêutico, na Arquidiocese de Uberaba (MG).
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, um mês de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a saúde mental. Para tratar o tema, a Pascom Brasil lança a série Ponto & Vírgula com quatro episódios, que serão divulgados semanalmente às sextas-feiras.
A Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizarão na próxima sexta-feira, 3 de setembro, um plantio de ipês em alusão ao Dia da Amazônia, celebrado no dia 5 de setembro. O plantio acontecerá no Centro Cultural Missionário (CCM), onde está sediada a Secretaria Executiva da Repam-Brasil, e na sede da CNBB, ambos em Brasília (DF).
Frente ao terremoto de magnitude de 7,2 na escala Richter que impactou gravemente o povo haitiano, a Igreja latinoamericana e caribenha lançou a campanha “Juntos pelo Haiti”, numa iniciativa que busca somar esforços em torno da emergência desta crise.
A diocese de Governador Valadares (MG) comunicou, na manhã desta quarta-feira, 1º de setembro, o falecimento do bispo emérito dom José Gonçalves Heleno, aos 93 anos de idade, ocorrido na madrugada de hoje, em Caratinga (MG). A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou nota de pesar ao bispo de Governador Valadares, dom Antônio Carlos Félix.
Começa nesta quarta-feira, 1º de setembro, o Mês da Bíblia, que este ano completa 50 anos de sua realização na Igreja no Brasil. Nesta 50ª edição, o tema é a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema “todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d). “Pedimos a todas as dioceses, paróquias, comunidades que possam se debruçar no livro escolhido que é a Carta de São Paulo aos Gálatas, como estudo e aprofundamento, e ao mesmo tempo celebrar e agradecer a Deus pelos 50 anos do Mês da Bíblia”, disse ao site da CNBB o Padre Jânison de Sá, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.
Uma Dia de Oração e Missão pela Paz no Afeganistão, na quarta-feira, 1º de setembro, foi convocado pela Conferência dos bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, em conjunto com a Fundação de direito pontifício Ajuda à Igreja que Sofre.
Faleceu no início da tarde desta segunda-feira, 30 de agosto, dom José Maria Libório Camino Saracho, Bispo Emérito de Presidente Prudente (SP). Ele será enterrado nessa terça-feira, 31 de agosto, na cripta da Catedral São Miguel Arcanjo da Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo (SP). Ainda será definido o horário do velório e da Santa Missa de corpo presente.