14/06/2022

No dia 16 de junho, a Igreja Católica celebra a festa da instituição da Eucaristia, o Corpus Christi. Lembrada sempre em uma quinta-feira em alusão ao dia da semana em que Cristo entregou aos apóstolos seu “Corpo e Sangue”, a data também é marcada pela confecção de tapetes, por onde tradicionalmente passa a procissão com o Santíssimo Sacramento. Em toda a Arquidiocese haverá programações especiais em comemoração à data.
O projeto de lei que institui no Brasil o Dia Nacional do Terço dos Homens em 8 de setembro, festa da Natividade de Nossa Senhora, foi aprovado nesta segunda-feira, 13 de junho, pela Câmara dos Deputados. Agora o texto passará pela votação do Senado.
Após dois anos, na última segunda-feira, 13 de junho, a Arquidiocese de Juiz de Fora pode celebrar a grande festa de seu padroeiro, Santo Antônio. Mesmo com algumas precauções, milhares de pessoas puderam festejar o santo doutor do evangelho, que é protetor a cidade de Juiz de Fora, da Catedral Metropolitana, do Seminário Arquidiocesano, de outras seis paróquias e uma quase-paróquia de nossa Igreja Particular.
Na noite do último domingo (12), o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu o 13º dia da trezena de Santo Antônio na paróquia e bairro de mesmo nome, em Juiz de Fora. A Eucaristia foi concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre José Maurício de Paula. Na ocasião, a comunidade ainda celebrou seus 11 anos de elevação.
De 16 e 19 de junho, São Luis do Maranhão (MA) acolhe a 40ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Com o lema “Sinodalidade e missão: cristãos leigos e leigas em saída para as periferias”, o evento reunirá cerca de 200 participantes oriundos de 95 dioceses dos 19 regionais do país. Participam também bispos, presbíteros e representantes de 11 organizações filiadas. A assessoria está a cargo do padre Aquino Junior.
A dor no joelho que vem condicionando os compromissos do Papa há dias, mais recentemente o adiamento da viagem apostólica à África prevista para a primeira semana de julho, mais uma vez muda a agenda das celebrações papais. A Solenidade de Corpus Christi, com a procissão com a Hóstia consagrada, uma das festas mais importantes e entre os momentos mais intensos de oração que tem sua origem no século XIII, não será celebrada. De fato, na manhã desta segunda-feira, 13 de junho, a Sala de Imprensa vaticana, numa comunicação aos jornalistas, informou que “devido às limitações impostas ao Papa pela gonialgia” (dor no joelho) e “pelas necessidades litúrgicas específicas da celebração, a Santa Missa e a Procissão com a Bênção Eucarística não serão celebradas por ocasião da Festa de Corpus Christi”.
Um dos santos que mais reúnem títulos na Igreja é Santo Antônio. Sua humildade e, ao mesmo tempo, grande capacidade intelectual, o fizeram teólogo e, sobretudo, grande estudioso das Sagradas Escrituras. Tendo nascido em 1095, viveu no tempo de São Francisco de Assis, cujo nascimento se deu em 1081.