9/09/2021

No dia 7 de setembro, a Catedral Metropolitana sediou a Missa pela Pátria. Presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, a celebração foi concelebrada pelo Administrador da paróquia, Padre José de Anchieta Moura Lima e teve a participação do diácono permanente, Antônio Valentino da Silva Neto.
Circula entre o povo da cidade de Ewbank da Câmara a divulgação da “Rifa Pintura da Igreja Matriz Santo Antônio”. Na manhã desta quinta-feira, dia 9 de setembro, esta informação chegou ao conhecimento da Paróquia Santo Antônio, e a mesma buscou esclarecer que a iniciativa não tem ligação com a igreja.
Terminou na última terça-feira (7), o Retiro Espiritual Anual dos seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora. Ocorrido no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, sua programação foi composta de orações, meditações, celebrações e momentos de deserto, a partir do tema da vocação e o caminho de fé de Abraão.
“Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão – Documento preparatório”. A Secretaria Geral do Sínodo apresenta o texto preparatório e o Vade-mécum para orientar o caminho do Sínodo sobre a Sinodalidade, que será aberto nos dias 9-10 de outubro em Roma e em 17 de outubro nas Igrejas particulares, e será concluído com uma Assembléia no Vaticano em 2023.
A Prelazia de Itacoatiara está às margens do Rio Amazonas, a 270 quilômetros de Manaus. A área de 59 mil quilômetros quadrados reúne uma população de 200.000 habitantes. Neste ano, além da pandemia do coronavírus, ocorreu a maior cheia já registrada do Rio Amazonas. O fenômeno deixou 6 municípios da Prelazia em estado de emergência e obrigou que grande parte da população procurasse outras moradias.
Nesta semana a Rede Aparecida de Comunicação, rede vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), faz aniversário e está em festa. Neste dia 08, comemora-se 11 anos de Portal A12, a 70 anos da Rádio Aparecida e 16 anos da TV Aparecida. Para marcar estas comemorações, o portal A12 preparou uma programação especial
Na manhã dessa quarta-feira, 8 de setembro, quando a Igreja recordou a Natividade de Nossa Senhora, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu Missa em ação de graças pelos 40 anos de presença da Livraria Paulus no município. A celebração contou com a presença de colaboradores e clientes mais assíduos da loja.
A Paróquia da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, em São João del-Rei (MG), celebra no próximo dia 12 de setembro os 300 anos do início da construção do templo religioso. Para marcar a data, uma programação especial está sendo preparada com tríduo festivo a partir desta quinta-feira, dia 9.