Faleceu Dom José Gonçalves Heleno, Bispo Emérito da Diocese de Governador Valadares

A diocese de Governador Valadares (MG) comunicou, na manhã desta quarta-feira, 1º de setembro, o falecimento do bispo emérito dom José Gonçalves Heleno, aos 93 anos de idade, ocorrido na madrugada de hoje, em Caratinga (MG). A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou nota de pesar ao bispo de Governador Valadares, dom Antônio Carlos Félix.

O corpo do bispo emérito será velado na Catedral de Caratinga, onde será celebrada a Missa Exequial, às 16 horas. O corpo será sepultado na Cripta da Catedral logo após a Missa.

Dom José Heleno

Natural de Cipotânea (MG), dom José Heleno nasceu no dia 3 de novembro de 1927. Foi ordenado presbítero em Mariana (MG) por dom Oscar de Oliveira, em 1952, exercendo seu ministério nas paróquias de Rio Espera, Desterro do Melo e Mercês. Foi sagrado bispo em Mercês (MG), no dia 18 de outubro de 1976, também por dom Oscar de Oliveira, então arcebispo de Mariana.

Foi bispo coadjutor de Governador Valadares a partir de 3 de novembro de 1976, durante o governo de dom Hermínio Malzone. Em 7 de dezembro de 1977, com a renúncia do bispo ao governo da diocese, dom José Heleno tornou-se bispo titular, exercendo seu ministério episcopal na Igreja Particular até 2001.

Dom José Heleno também atuou como administrador apostólico da diocese de Guanhães, entre julho de 1995 e maio de 1998.

Desde sua renúncia ao governo da diocese de Governador Valadares, em 2001, devido às complicações de saúde, dom José Heleno residia em Caratinga (MG).

Fonte: Site da CNBB