30/09/2022

As origens do santo Rosário remontam ao ano 1212, quando São Domingos de Gusmão, durante sua permanência em Toulouse, viu a Virgem Maria, que lhe entregou o Rosário, como resposta a uma de suas orações. Em 1572, Pio V instituiu a festa de Santa Maria da Vitória, transformada pelo seu sucessor, Gregório XIII, na festa de “Nossa Senhora do Rosário”.
Em outubro são muitas as festividades lembradas pela Igreja Católica e na próxima terça-feira (4) será a vez de celebrar o Dia de São Francisco de Assis. O santo foi o fundador da ordem dos franciscanos, cujas diretrizes principais eram pobreza e humildade. Protetor dos animais e defensor da Igreja, é um dos maiores santos da Igreja Católica. Na arquidiocese comunidades dedicadas a São Francisco de Assis prepararam atividades festivas. Confira!
Entre os dias 1° e 8 de outubro, a Igreja Católica em todo o país celebra a Semana Nacional da Vida 2022 e o Dia do Nascituro. Uma semana para reforçar a necessidade de defender a vida desde a concepção até o seu fim natural. Neste ano, o tema do Hora da Vida, livro de apoio para a celebração do momento, será “Serviço à vida: caminho de fecundidade”.
O Papa Francisco se encontrou com os membros da “Fraternidad de Agrupaciones Santo Tomás de Aquino” nesta sexta-feira, 30, por ocasião do 60° aniversário de fundação. O Papa falou de improviso aos presentes, mas entregou o discurso que havia preparado. No texto, destacou que a fraternidade vive seu carisma concretamente através da educação e que o ensino é uma das obras de misericórdia espiritual.
O Papa Francisco recebeu em audiência nesta sexta-feira, 30, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, acompanhado do diretor geral, Christophe de Kepper. Eles participaram da última sessão de discussão da Cúpula Internacional do Esporte, em curso no Vaticano.
Terminou nessa quinta-feira (29) a XXXV Semana Acadêmica de Teologia, promovida pelo curso de Teologia do Centro Universitário UniAcademia, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. No último dia da programação, os alunos e demais interessados puderam acompanhar o minicurso conduzido pelo Padre Leonardo José de Souza Pinheiro, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O sacerdote falou sobre “A revisão da terceira edição típica do Missal Romano no Brasil”.