Semana Nacional da Vida 2022 tem início neste final de semana

Imagem divulgada Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Entre os dias 1° e 8 de outubro, a Igreja Católica em todo o país celebra a Semana Nacional da Vida 2022 e o Dia do Nascituro. Uma semana para reforçar a necessidade de defender a vida desde a concepção até o seu fim natural. Neste ano, o tema do Hora da Vida, livro de apoio para a celebração do momento, será “Serviço à vida: caminho de fecundidade”.

Em vista desse momento voltado a celebrar a vida e reassumir o compromisso de defesa da vida em todas as suas fases, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, solicitou ao clero, em meados de setembro, que organizassem atividades em cada paróquia e que todas se unam na Catedral Metropolitana, no dia 8 de outubro.

Na sede da Igreja de Juiz de Fora uma programação especial foi preparada. Nas Missas dos dias 1º e 2 de outubro, acontece a abertura da semana. Na terça-feira (4), logo após a Eucaristia das 19h, será rezado o “Terço pela Vida”, com breve reflexão sobre o dom da vida. O encerramento será no sábado (8), Dia do Nascituro, quando todas as paróquias são convidadas a participarem da Missa das 17h. Na ocasião haverá benção das gestantes.

Neste dia são propostas duas ações públicas, demonstrando a força de mobilização em prol da vida, um momento de devoção e unidade com toda a Igreja no Brasil. É sugerido acender o maior número de velas, Sinal de Esperança para propagação da ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas. Além disso, rezar a ‘Oração do Nascituro’.

Ideia

A Semana Nacional da Vida é uma iniciativa criada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ocorre todos os anos, nas primeiras semanas de outubro, como forma de conscientização sobre assuntos relacionados à vida.

Oração do Nascituro

Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida. / Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
/ Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno. / Nós vos agradecemos pelos
nossos pais, e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim. / Em
Vós somos, vivemos e existimos. / Abençoai todos que zelam pela vida humana e a
promovem. / Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. / Dai às pessoas
e às famílias o pão de cada dia, à luz da fé e do amor fraterno. / Nossa Senhora
Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens,
nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que
ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém!

Fonte: Portal Vida e Família