17/05/2022

No último final de semana, cerca de 40 missionários sinodais participaram de um retiro espiritual no Ceflã. Os leigos e leigas representaram as paróquias do interior da Arquidiocese de Juiz de Fora, para onde estão voltados os olhares na segunda fase do II Sínodo Arquidiocesano. A reformulação pastoral e a caridade também são focos desta etapa, prevista para terminar em novembro.
Nesta quarta-feira (18), a Paróquia São Francisco de Paula, em Torreões, dará início a festividade de seu padroeiro, o protetor dos marinheiros. Amado e procurado como guia espiritual, Francisco de Paula é conhecido por ter passado um período de vida como eremita.
O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira (16), na Sala Clementina, no Vaticano, os membros da Fraternidade Política Chemin Neuf, uma comunidade que nasceu em Lyon, em 1972, por iniciativa do seminarista jesuíta Laurent Fabre, que após uma experiência de oração num grupo da Renovação Carismática Católica decidiu trabalhar para construir uma Fraternidade que evangelizasse e trabalhasse para o bem comum.
O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira, 17 de maio, o padre Bertilo João Morsch como bispo titular de “Bagavaliana” e auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre (RS). Padre Bertilo exerceu, até então, a função de vigário geral e pároco da Catedral da Arquidiocese de Santa Maria (RS).
A pobreza é a mãe de todas as explorações. A miséria que acompanha a ausência de proteção dos direitos fundamentais é o abismo que engole milhões de pessoas todos os anos, a começar por aqueles que não podem se defender: meninas e meninos que se encontram “arando os campos, trabalhando nas minas, para percorrer grandes distâncias para tirar água e realizar trabalhos que os impeçam de frequentar a escola, sem falar no crime de prostituição infantil”. Foi o que enfatizou o Papa Francisco em mensagem à Organização Mundial do Trabalho (OIT).
A Igreja recorda, durante todo o ano de 2022, os 150 anos de nascimento e os 18 anos da canonização de São Luís Orione, sacerdote que viveu como um grande apóstolo da caridade. Por ocasião desta comemoração, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu Missa em ação de graças no Instituto Profissional Dom Orione, conduzido pelos sacerdotes orionitas.