12/05/2022

Há mais de nove meses a Paróquia Santo Antônio, em Goianá (MG), vem se preparando para seu jubileu em comemoração aos 150 anos da construção da primeira igreja Dedicada a Santo Antônio e para a 131ª festa de Santo Antônio. Para celebrar o jubileu foi realizada uma novena de Missas, sempre no dia 13, a cada mês com um padre diferente que tivesse algum tipo de relação com a paróquia. Nesta sexta-feira (13), se encerra a novena.
No dia 22 de maio, a Igreja celebra a “Santa dos impossíveis”. Segundo a tradição, Rita de Cássia, padroeira das causas perdidas, teve uma vida marcada por inúmeros atos de bondade e pela fé na recuperação daquelas pessoas com problemas insolúveis. Em diversos lugares da arquidiocese existem igrejas dedicadas a ela. Confira as programações.
Nem invasores, nem destruidores, nem usurpadores, mas trabalhadores dispostos, instrumentos para “conhecer melhor o mundo e a beleza da sua diversidade”, portadores de “dinâmicas revitalizantes e animadores de celebrações vibrantes” no caso dos católicos. É um novo e sentido apelo para mudar a abordagem e a percepção dos “irmãos” migrantes, aquele do Papa na mensagem para o 108º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que se celebra no próximo dia 25 de setembro.
Uma nova pobreza, que constitui uma periferia existencial no Ocidente: assim o Papa define a falta de vocação para gerar filhos. Francisco enviou uma saudação aos participantes de um evento em Roma organizado pela Fundação para a Natalidade e promovido pelo Fórum das Famílias. O título escolhido para esta terceira edição foi “É possível”.
Na tarde dessa quarta-feira, 11 de maio, os integrantes da Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano reuniram-se no prédio da Cúria Metropolitana para dar novos passos dentro da segunda fase da iniciativa pastoral. O momento contou com a presença do Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, além de padres, diáconos e leigos.
Desde segunda-feira (9), acontece em Aparecida, SP, o Encontro Nacional de Presbíteros (ENP). O evento segue até este sábado, 14, e reúne mais de 500 padres de todo Brasil.  Esta é a 18ª edição do ENP, que tem como tema: “Presbítero, comunhão e missão”, e lema: “Vós sois todos irmãos.” (Mt 23,8).
A 6ª Semana Social Brasileira (SSB) lança no dia 10 de maio de 2022, às 15h, o primeiro episódio da websérie O Brasil que queremos. Serão Quatro episódios, transmitidos pelas redes sociais da @ssbrasileira. Escutar, falar, dialogar, aprender, mobilizar e construir coletivamente é a proposta da 6ª Semana Social Brasileira (2020 – 2023), que traz como tema Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho e tem o objetivo da construir, de forma colaborativa, com as Pastorais e Movimentos Sociais o projeto popular “O Brasil que queremos: o Bem viver dos povos”.