Em reta final do II Sínodo, Comissão Ampliada define datas de eventos on-line e presenciais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na tarde dessa quarta-feira, 11 de maio, os integrantes da Comissão Ampliada do II Sínodo Arquidiocesano reuniram-se no prédio da Cúria Metropolitana para dar novos passos dentro da segunda fase da iniciativa pastoral. O momento contou com a presença do Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, além de padres, diáconos e leigos.

Durante o encontro, foram redefinidas as datas das videoconferências com as foranias. Elas acontecerão de maio a outubro, com exceção de julho, congregando duas foranias em cada mês (confira, abaixo, o calendário atualizado). Além disso, a equipe determinou quando ocorrerão as sessões sinodais, que reunirão representantes das paróquias do interior, em 20 de agosto, e de Juiz de Fora, em 8 de outubro, no prédio da Cúria Metropolitana.

Todos esses eventos contarão com a participação dos missionários sinodais que, junto com o clero, são parte preponderante para o bom andamento dos trabalhos do Sínodo. “As videoconferências com os missionários estão sendo oportunidades de escuta; como tem refletido a proposta do Sínodo Arquidiocesano dentro das paróquias. A Comissão trabalha, mas também escuta as bases. Esses missionários sinodais, juntamente com seus párocos, são as vozes que ressoam para nós, trazendo reflexões e contribuições para elaborarmos o documento final”, afirmou o Secretário do II Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR.

Tendo em vista o encerramento do Sínodo, previsto para o dia 20 de novembro, também foi aprovada, durante a reunião, a equipe de redação do Documento Sinodal. “Talvez possamos publicá-lo no dia 1º de fevereiro, se tudo encaminhar bem. Seria a abertura do ano centenário da Diocese”, apontou Dom Gil. “Um trabalho intenso que já está sendo feito é a remodelação da nossa pastoral, e também um olhar especial para os pobres”, recordou o Arcebispo.

Além disso, foram acertados os últimos detalhes do retiro para os missionários sinodais que acontece neste fim de semana, no Ceflã. A próxima reunião da Comissão Ampliada está marcada para o dia 15 de junho, às 15h.

Videoconferências Sinodais com as foranias

Dia 25 de maio
Foranias Mãe de Deus e Sant’Ana

Dia 22 de junho
Foranias Santa Teresinha e São Miguel

Dia 24 de agosto
Foranias Nossa Senhora do Líbano e São José

Dia 21 de setembro
Foranias Santa Luzia e Nossa Senhora das Dores

Dia 26 de outubro
Foranias Santo Antônio e Bom Jesus

Veja Também