2/12/2021

No dia 30 de novembro, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, recebeu, no Lar Sacerdotal Mater Christi, a visita de lideranças da Congregação do Santíssimo Sacramento. Na ocasião, ficou acertada a instalação do Seminário do Pré-Noviciado, local que receberá, a partir de janeiro de 2022, 15 seminaristas Sacramentinos.
No dia 1º de dezembro, a Comissão Ampliada para o II Sínodo Arquidiocesano reuniu-se pela última vez em 2021, na sala do Arcebispo, no Edifício Christus Lumen Gentium. O encontro foi realizado cerca de um mês após a abertura da segunda fase dos trabalhos sinodais, que terão como foco a caridade e a reestruturação pastoral.
Teve início nesta quinta-feira (2) a 35ª viagem apostólica ao Chipre e à Grécia. O voo com o Papa Francisco a bordo aterrou no aeroporto de Larnaca, em Chipre. O Santo Padre foi acolhido por um lindo sol, visto que aqui em Roma a chuva não dá trégua, e pelo sorriso de muitos que aguardam suas palavras de encorajamento e consolo.
A Igreja iniciou, no último dia 28 de novembro, com a celebração do 1º Domingo do Advento, mais um Ano Litúrgico. Nele, a ocorrência de algumas festas e solenidades se dá a partir do dia do Domingo de Páscoa, centro de todo o Ano Litúrgico. Nessa relação entre a data do Domingo de Páscoa, o calendário litúrgico e os dias da semana, podem ocorrer coincidências entre datas de solenidades, festas e celebrações de tempos específicos.
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada no Bairro Granbery, em Juiz de Fora, já deu início à sua tradicional Feira de Natal. O evento, que acontece no salão da Igreja Matriz até 12 de dezembro, oferece aos fiéis venda de artesanatos, sorteios de brindes e gastronomia.
As campanhas solidárias de Natal já foram iniciadas em toda a Arquidiocese de Juiz de Fora. A típica movimentação de final de ano, em diálogo com a espiritualidade que o tempo do Advento propõe, é mais importante em tempos de pandemia, visto que as iniciativas buscam promover mais dignidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, através de doações.