Igreja no Brasil
Nesta quarta-feira, 2 de junho, o Santo Padre fez duas transferências de bispos no Brasil: Francisco nomeou Dom Gilberto Pastana de Oliveira como novo arcebispo metropolita de São Luís do Maranhão e Dom Leomar Antônio Brustolin como novo arcebispo metropolita da Arquidiocese Metropolitana de Santa Maria.
De 8 a 12 de junho próximo, a Ação Solidária Emergencial “É Tempo de Cuidar” desenvolverá uma série de atividades com o objetivo de intensificar a arrecadação de alimentos em todo o Brasil. A ação é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira, fortalecida com a parceria da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Movimento de Educação de Base (MEB) e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).
Completam-se, nesta segunda-feira, 31, 90 anos da proclamação deNossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil. O prefeito de igreja do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Eduardo Ribeiro, afirma que este ato, ocorrido em 1931, veio para reafirmar aquilo que os brasileiros já tinham no coração: a devoção e amor a Nossa Senhora.
A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorrida de forma online de 12 a 16 de abril, foi avaliada, de modo geral, como positiva pelo episcopado brasileiro. O resultado foi divulgado e apresentado durante a reunião do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB, o Consep, ocorrida na quarta-feira, dia 26 de maio.
O Conselho Episcopal Regional (CONSER) Leste 3 esteve reunido na terça-feira, 25 de maio, em sua primeira reunião deste ano. No encontro, houve a eleição da nova presidência.
A pandemia tem gerado consequências para muitas famílias do Brasil e do mundo. Entre elas está o desemprego e a fome. Em Manaus, foram dois momentos bem críticos – logo no início da pandemia no final de abril de 2020 e no início deste ano com o “colapso do oxigênio”. É o que recorda o assistente eclesiástico da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) Brasil, frei Rogério Severino.
A Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil) divulgou as datas das formações virtuais do Conexão Pascom. De agosto a novembro, os agentes de todo o Brasil poderão contar com dicas, reflexões e aprofundamento de temáticas que auxiliarão no trabalho pastoral nas comunidades e paróquias.
Com o tema “Família e Catequese”, o 11º Simpósio Nacional das Famílias será oportunidade de reflexão sobre a importância dos processos de iniciação à vida cristã voltados para a família e também os processos que ocorrem no ambiente familiar, na formação cristã dos filhos pelos pais.
A Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM-Brasil, juntamente com as organizações que integram a Campanha Amazoniza-te, realiza nesta terça-feira, 25 de maio, uma vigília para celebrar a Semana Laudato Si’ e realizar um ato de fé em defesa da Amazônia. A Vigília Amazoniza-te será celebrada online e transmitida pelo Facebook da Rede, a partir das 20h.