25/04/2023

Se por um lado o atual Presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, formado no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, despede-se da função, a nova Presidência contará com outro bispo que é fruto da casa de formação juiz-forana: Dom João Justino de Medeiros Silva será o Primeiro Vice-Presidente.
O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira, 25 de abril, os membros do Dicastério para a Evangelização, na Seção para Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo. Entre eles, foi confirmado para mais um quinquênio o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo. Outros dois brasileiros foram nomeados pelo Santo Padre como membros do departamento vaticano para a Evangelização: a Irmã Maria Eliane Azevedo da Silva, M.S.C. e Moysés Louro de Azevedo Filho.
Foi às 20h23 de Portugal, no domingo, 23 de abril, que por todo o país as igrejas se iluminaram e tocaram os sinos anunciando que faltavam 100 dias da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa. A iniciativa “Hora JMJ” uniu todas as dioceses portuguesas e catedrais, santuários e igrejas paroquiais, que anunciaram com alegria o grande encontro de Lisboa.
O Conselho Central Diocesano (CCD) da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), através do Núcleo de Promoção Social São Vicente de Paulo (NPSSVP) e da Obra Especial Santa Clara (Obra do Berço), realizam nesta quarta-feira (26), às 15h, o “Encontro com Gestantes”. Na oportunidade, serão abordados assuntos sobre direitos sociais, trabalhistas e previdenciários das gestantes, além da troca de experiências entre as participantes.
O Episcopado Brasileiro elegeu, nesta terça-feira, 25 de abril, os novos Primeiro Vice-Presidente, Segundo Vice-Presidente e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nessa segunda-feira (24), o Arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler, já havia sido eleito presidente da Conferência dos Bispos no quadriênio 2023-2027.
Na próxima segunda-feira, 1º de maio, a Igreja Católica celebra São José Operário. O santo, que já é lembrado em 19 de março, ganhou mais um dia em sua homenagem em 1955, quando o Papa Pio XII proclamou-o Patrono dos trabalhadores. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, algumas comunidades já deram início às programações especiais em homenagem ao pai adotivo de Jesus e esposo de Maria