22/02/2023

O Papa Francisco enviou sua mensagem ao Brasil por ocasião da Campanha da Fraternidade 2023. Seu desejo expresso no texto é que a reflexão sobre o tema da fome, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aos católicos brasileiros no Tempo da Quaresma, seja “uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome“.
A Arquidiocese de São Paulo, por meio da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), está fazendo uma campanha de arrecadação de fundos para ajudar as vítimas das fortes chuvas que caíram no Litoral Norte de São Paulo, principalmente na cidade de São Sebastião.
Com o tema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33) a Arquidiocese de Juiz de Fora realizará a 14ª edição da Via-Sacra Jovem no próximo dia 5 de março. O tradicional encontro da juventude terá a acolhida prevista para às 8h, seguida da Santa Missa, às 8h30, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro homônimo.
Entre os dias 18 e 21 de fevereiro, no Seminário Santo Antônio, o retiro anual dos seminaristas. O tema proposto para meditação foi “Corações ardentes, pés a caminho”, que é o lema do 3º Ano Vocacional do Brasil. As reflexões foram conduzidas pelo Arcebispo Emérito de São Luís (MA), Dom José Belisário da Silva, OFM.
A Quarta-feira de Cinzas marca, para toda a Igreja, o início da Quaresma, período de oração, caridade e penitência. No Brasil, este tempo litúrgico também é caracterizado pelas reflexões acerca do tema proposto pela Campanha da Fraternidade. Há quase seis décadas, a iniciativa é expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana.