Papa Francisco recebe uma cruz, símbolo da dor dos ucranianos

cruz feita com estilhaços de vidro das janelas de casas ucranianas destruídas por bombardeios. /Foto: Vatican Media
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Um encontro comovente, três dias antes do primeiro aniversário da invasão russa à Ucrânia. Esta é a experiência contada ao Vatican News pelo padre Vyacheslav Grynevych, secretário geral da Caritas Spes-Ucrânia.

Na tarde desta terça-feira, 21, o sacerdote se encontrou com o Papa em audiência privada na Casa Santa Marta. O sacerdote ucraniano deu a Francisco uma cruz feita com estilhaços de vidro das janelas das casas destruídas pelos bombardeios.

Na entrevista ao Portal Vatican News, o padre Vyacheslav disse que o encontro com o Papa Francisco foi realmente um bom momento para testemunhar o que, como Caritas local e como Caritas Internationalis, está sendo feito na Ucrânia. “Também nós, como agentes eclesiais, somos vítimas da guerra. Temos que lutar não apenas por nossas vidas, mas também por nossa espiritualidade.”

 “O Papa está conosco, em oração, está fazendo muitas coisas, mas quando não se vislumbra a possibilidade de resolver a situação de guerra nos deparamos com o cansaço e ele nos exortou como Caritas a continuar nosso trabalho.”

A proximidade do Papa

O padre afirma que o Papa assegurou sua proximidade de todo o coração e está fazendo tudo o que é possível nesta terrível situação. “Deixei para ele uma cruz feita com vidros de janelas destruídas por bombardeios. Eu disse a ele que essas janelas destruídas não apenas mostram as casas destruídas que tentamos reconstruir, mas também mostram nossos corações, o que temos dentro.”

No centro da cruz, segundo o sacerdote, está a imagem de uma borboleta que é um sinal de esperança. Segundo ele, é possível avançar e reconstruir tudo o que os russos destruíram nesta terrível guerra junto com toda a sociedade e com a ajuda internacional.

Grynevych disse também ter entregue ao Papa o texto de uma Via Crucis que os operadores da Caritas Spes na Ucrânia haviam preparado mostrando a sua experiência de guerra. “É uma reflexão muito íntima, e pedi ao Santo Padre que a lesse porque será uma oração muito forte para nós. Acredito que o Santo Padre em sua oração possa unir todos os nossos corações.”

Sobre as meditações desta Via-sacra

O secretário geral da Caritas Spes na Ucrânia diz haver muitas histórias relacionadas a experiência da Via-sacra. Na estação onde Jesus encontra sua mãe, há a recordação de quando as mães de soldados na Ucrânia esperam seus filhos da guerra. Alguns não voltam e elas recebem a informação de que seu filho está morto. Essas são histórias verdadeiras, explica padre Vyachelav, “histórias de nossos entes queridos e de nossos amigos”.

Em outra estação, são descritos os sentimentos das crianças sob bombardeio, quando não conseguem dormir. Depois, há uma meditação sobre as tantas sepulturas que agora existem em toda a Ucrânia com corpos de pessoas sem nome, ninguém sabe quem são, mas para eles essas sepulturas são lugares sagrados.

Importância da solidariedade internacional

Sobre o trabalho que as Cáritas de tantos países está fazendo em favor da Ucrânia, o padre diz que esta solidariedade internacional é muito importante para responder às necessidades humanitárias causadas pela guerra.

O sacerdote diz achar que é mais fácil seguir em frente quando se sabe que não se está sozinho. Para eles, isso é um sinal muito importante.

Por fim, o padre Vyacheslav disse estar na linha de frente e há o risco de serem atacados. “Mas nos sentimos unidos a todos os outros agentes da Caritas que trabalham com refugiados ucranianos na Itália e em outros países: todos estamos vivendo a mesma experiência. Digamos que nós também somos soldados, mas da guerra social. Por isso, acho muito importante estarmos unidos como a Caritas: não estamos sozinhos,” concluiu.

Fonte: Site da Canção Nova

Veja Também