Com o tema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33) a Arquidiocese de Juiz de Fora realizará a 14ª edição da Via-Sacra Jovem no próximo dia 5 de março. O tradicional encontro da juventude terá a acolhida prevista para às 8h, seguida da Santa Missa, às 8h30, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro homônimo.
Nesta edição não faltam motivos para comemorar. Ano mariano e vocacional, na caminhado para o centenário diocesano, tal encontro será ainda mais especial. O Assessor Arquidiocesano da Pastoral Juvenil, Padre Robert Teixeira, comentou sobre o contexto em que acontece a Via-Sacra. “[Com o ano vocacional] é a oportunidade de contato com outros jovens, de mergulhar numa profunda escuta do Senhor; a Campanha da Fraternidade, que vem com esse tema também tão atual: a fraternidade e a fome; e também ainda vivemos sobre os efeitos daquilo que foi vivido no Segundo Sínodo Arquidiocesano. Recentemente, tivemos o lançamento do documento sinodal, o próprio Vicariato da Juventude é uma é fruto da escuta da nossa arquidiocese, que rende esse fruto pros tempos atuais.”
A luz do convite da CF 2023 e da realidade arquidiocesana, o Vicariato propõe que os jovens realizem um gesto concreto no dia 5 de março: arrecadação de alimentos não perecíveis para instituições carentes da Igreja Particular de Juiz de Fora. “Nós precisamos desse olhar atento. Mostrar para o jovem que ele é capaz de tocar nessa realidade do pouco que temos, ajudar os que menos têm”, explicou Pe. Robert.
Como tradicionalmente acontece, a concentração será a partir das 8h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada próximo ao portão Norte da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Às 8h30, haverá Santa Missa presidida por Dom Gil e, em seguida, tem início a Via-Sacra.
No trajeto até o Morro do Cristo, são meditados os passos de Jesus rumo à Sua Paixão, Morte e Ressurreição, mistério central da fé cristã. Para este encontro são esperados milhares de jovens e adolescentes com caravanas dos grupos jovens de todas das 37 cidades que compõe a Arquidiocese de Juiz de Fora.