12/08/2022

Neste domingo, o segundo domingo de agosto no Brasil, é celebrado o Dia dos Pais. É data é especial para aqueles que querem agradecer pela vida dos homens que são especiais para nós, presentes em nossas vidas, menos em apenas nas lembrança. Por isso, tradicionalmente acontecem celebrações nos dois principais cemitérios de Juiz de Fora.
No contexto do Mês Vocacional vivido em agosto pela Igreja no Brasil, celebra-se a Semana Nacional da Família (SNF) a partir deste domingo (14) – Dia dos Pais – até o dia 20 de agosto. O tema deste ano é “O amor familiar: vocação e caminho de santidade”, inspirado no X Encontro Mundial das Famílias realizado em junho passado. Para a celebração da Semana Nacional da Família, diversas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora organizaram programações especiais variadas.
Na próxima segunda-feira, dia 15 de agosto, a Igreja celebra a memória de São Tarcísio, Padroeiro dos Acólitos e Coroinhas. O santo foi um mártir dos primeiros séculos, vítima da perseguição contra os cristãos na época do imperador Valeriano, em Roma. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, uma comunidade é dedicada ao padroeiro dos acólitos e realiza, a partir de hoje, tríduo e festa em sua homenagem.
A Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil se encontra na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 8 a 12 de agosto, com a tarefa de realizar a síntese das contribuições enviadas da fase de escuta realizada pelas Igrejas Particulares. Já quase na reta final do trabalho, a Assessoria de Comunicação da CNBB produziu uma série de entrevistas com os membros da Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil que serão publicadas no portal e no canal da CNBB no youtube a partir desta quinta-feira, 11 de agosto.