Edição do mês de Agosto da Revista “Missão Celam” destaca os legados do Cardeal Cláudio Hummes

O Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) dedicou a edição nº 8 do mês de agosto da sua revista Missão Celam à despedida e homenagem ao cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, que faleceu dia 4 de julho deste ano, aos 87 anos. O presidente do Celam, dom Miguel Cabrejos Vidarte, disse na apresentação da publicação que “a partida do cardeal deixa um profundo vazio na Igreja da América Latina e Caribe”. Dom Cabrejos considera que o legado de dom Cláudio, especialmente na Igreja, o alçou como um dos mais ilustres bispos dos últimos tempos.

O editorial da publicação afirma que “sua presença e persistência ajudaram a criar a Conferência Eclesial da Amazônia, sinal de uma Igreja encarnada e comprometida em comunhão com o território amazônico e em comunhão com a Igreja universal. Dom Claudio, define a publicação, foi o principal promotor da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), plataforma que capitalizou o Sínodo da Amazônia de 2019 e, portanto, também a criação da inédita Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), instâncias que liderou com paixão desde o primeiro dia, quando encarnou entre os indígenas tornando-se mais um entre eles.

Um trecho da última mensagem enviada pelo Papa Francisco ao cardeal merece destaque na publicação. “Você é inspiração. Nós o amamos muito e o ouvimos muito. Você sempre será um profeta, não se esqueça”, escreveu o Santo Padre. A publicação, que pode ser acessada de forma gratuita, é composta por artigos, textos e entrevistas que aprofundam o legado de dom Claudio Hummes para a Igreja no Brasil, na América Latina e universal. Os interessados podem fazer download da revista aqui.

Fonte: Site da CNBB