A Sexta-Feira Santa, celebrada em 15 de abril, recorda a Paixão e Morte de Cristo. Para os católicos, a data é marcada pelo silêncio, pelo jejum e pela oração. Neste dia não há missas. O seu ponto alto é a celebração das 15h, horário em que Jesus foi morto. Confira a programação das celebrações desta sexta-feira nas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora:
13/04/2022
Com pesar, a Arquidiocese de Juiz de fora comunica o falecimento do Sr. José Lopes Lima, pai do Padre José de Anchieta Moura Lima, ocorrido no início da tarde desta quarta-feira (13). Sr. José tinha 91 anos. O velório será nesta quinta-feira (14), das 7h às 12h, na Capela Mortuária da cidade de Guiricema (MG). O sepultamento será ao meio-dia.
Nesta Quinta-feira Santa, 14 de abril, a Igreja Particular de Juiz de Fora celebra 60 anos de elevação à categoria de Arquidiocese, através da Bula Pontifícia “Qui Tanquam Petrus”, do Papa João XXIII. Este dia ainda marcará a criação da Província Eclesiástica, cuja sede é Juiz de Fora e que também é composta pelas dioceses de Leopoldina e São João del-Rei.
Na Sexta-Feira Santa, os cristãos católicos do Brasil e de todo mundo são convidados a estender seu gesto de caridade contribuindo com a “Coleta para a Terra Santa” nos locais sagrados da fé católica na Terra de Jesus e em todo o Médio Oriente. O lema bíblico extraído dos Atos dos Apóstolos (20, 35) “Há mais alegria em dar do que receber” anima as doações à coleta.
Os primeiros dias da Semana Santa recordam os momentos vividos por Jesus às vésperas de sua morte, como a entrada triunfal em Jerusalém, no Domingo de Ramos, e a traição de Judas. O auge da Semana Maior, contudo, se dá no Tríduo Pascal, iniciado na noite da quinta-feira, com a Missa da Ceia do Senhor e o Lava-Pés, passando pela Sexta-feira da Paixão, o Sábado de Aleluia e culminando no Domingo da Ressurreição. Esses episódios bíblicos são relembrados nas celebrações diárias, mas também através de encenações promovidas por paróquias e grupos.
A Procissão do Encontro é, sem dúvidas, uma das celebrações mais emocionantes da Semana Santa. Ano após ano, os fiéis têm a oportunidade de presenciar, neste dia, o encontro doloroso entre Maria e seu Filho, Jesus, no caminho do Calvário. Em 2022, a cerimônia foi ainda mais especial, pois os fiéis conseguiram participar presencialmente deste momento que não acontecia há dois anos.
por 