Igreja de Juiz de Fora comemora 60 anos de elevação à Arquidiocese

Nesta Quinta-feira Santa, 14 de abril, a Igreja Particular de Juiz de Fora celebra 60 anos de elevação à categoria de Arquidiocese, através da Bula Pontifícia “Qui Tanquam Petrus”, do Papa João XXIII. Este dia ainda marcará a criação da Província Eclesiástica, cuja sede é Juiz de Fora e que também é composta pelas dioceses de Leopoldina e São João del-Rei.

Por uma feliz coincidência, neste mesmo dia, os padres e diáconos da Arquidiocese estarão reunidos na Catedral Metropolitana para a Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos. Durante a Celebração, marcada para as 9h, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, abençoará os Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagrará o Óleo do Crisma. Na ocasião, os padres renovam seu compromisso como sacerdotes. A Eucaristia será transmitida ao vivo no canal da WebTV “A Voz Católica” no YouTube.

Confira, abaixo, o vídeo de Dom Gil sobre a data especial:

Centenário

Vale lembrar que, se a Arquidiocese completa 60 anos de criação, a Diocese de Juiz de Fora está caminhando rumo ao centenário, a ser celebrado em 2024. Por ocasião do Jubileu, está sendo realizado um triênio preparatório, em comunhão com o II Sínodo Arquidiocesano, que tem Santo Antônio – que já é o padroeiro arquidiocesano – como patrono.