Sacramentinos entre nós

A Arquidiocese de Juiz de Fora se alegra ao receber a Congregação dos Padres Sacramentinos em seu recinto. Depois dos trâmites canônicos, com o pedido formal e os compromissos pastorais na Igreja local, sua acolhida e instalação se deu no dia 22 de janeiro do corrente ano de 2022, com solene Missa no Cenáculo São João Evangelista, no centro da cidade. Ficamos agradecidos à Província Nostra Domina Guadalupensis (Brasil-Argentina-Chile) por ter escolhido nossa Igreja juiz-forana para a fundação dessa nova casa religiosa e selecionado o nosso Seminário Arquidiocesano Santo Antônio (SASA), conveniado com a UniAcademia, para a formação filosófica de seus noviços.

Após mais de 70 anos da feliz presença das Irmãs Servas do Santíssimo Sacramento no referido Cenáculo, promovendo a Adoração Perpétua, divulgando o amor à Eucaristia em nossa cidade e em toda a redondeza, a vinda do ramo masculino dos filhos de São Pedro Julião Eymard constitui um enriquecimento na obra evangelizadora e santificadora dessa Igreja Particular. Nós os acolhemos em nossa caminhada Sinodal, uma vez que estamos em pleno e vivo andamento do nosso II Sínodo Arquidiocesano, iniciado em 2019, cujo lema é: “Proclamai o Evangelho pelas Ruas e sobre os Telhados”.

Nós os recebemos, com satisfação, em nossos ideais de ser uma Igreja cada vez mais missionária, uma Igreja em Saída, na expressão de nosso amado Papa Francisco, tendo escolhido para nosso lema geral “Arquidiocese de Juiz de Fora, uma Igreja sempre em Missão”. Nós os acolhemos também em nosso tríduo anual preparatório para a celebração dos cem anos da criação dessa Diocese, que pretendemos comemorar no dia 1º de fevereiro de 2024. Tendo já percorrido o primeiro ano dedicado a São José, estamos para iniciar, no dia 1º de fevereiro próximo, o segundo ano preparatório, desta vez dedicado ao nosso glorioso Padroeiro, Santo Antônio. O ano que vem será dedicado à Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, a quem queremos consagrar solenemente a nossa Arquidiocese, escolhendo, inclusive, uma de suas invocações como Padroeira Arquidiocesana.

Os ideais de São Pedro Julião Eymard, o Apóstolo da Eucaristia, estão bem consonantes com nossos propósitos pastorais, uma vez que as duas congregações que fundou na França – a saber, a Congregação dos Padres Sacramentinos, em 1856, e das Irmãs Servas dos Santíssimo Sacramento, em 1859 – estão hoje espalhadas pelo mundo inteiro numa grande ação missionária de levar Cristo às pessoas e as pessoas a Cristo. São muito atuais as palavras de São Pedro Julião Eymard quando disse: “Refleti muito sobre os remédios para vencer a indiferença universal que se apodera de tantos homens, e encontrei somente um: a Eucaristia, amor a Jesus eucarístico. A perda da fé provém da perda do amor”. Se estas palavras eram importantes no século XIX, continuam atualíssimas, pois vemos o indiferentismo religioso e o desamor crescendo, em detrimento da pessoa humana, num movimento enganoso de tentar eliminar Deus da vida dos seres humanos, através de uma antropologia puramente imanente, materialista, com desprezo total dos valores transcendentais.

Queremos acolher com grande satisfação os Padres Elissandro Santos de Santana e o Padre Jesus Mateus de Oliveira, que são os primeiros que aqui desempenharão sua missão Sacramentina, seja nas funções internas da Comunidade Religiosa, sendo Padre Jesus Mateus como Superior da Casa e Padre Elissandro como formador, seja nas funções pastorais para as quais hoje os designamos. Por indicação do Superior Provincial, Padre Marcelo Carlos da Silva, nomeamos Padre Elissandro como Capelão desse Cenáculo e Padre Jesus Mateus como seu auxiliar.

Em nome de toda a nossa Arquidiocese, em nome de nosso Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, os declaramos instalados e integrados à vida e à missão pastoral de nossa Igreja Particular Arquidiocesana. Sejam bem-vindos, irmãos, para essa missão eucarística entre nós e conosco.

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora