Missa campal recorda 38 anos da Obra dos Pequeninos de Jesus

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Na manhã desta sexta-feira, 16 de julho, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu Missa em ação de graças pelos 38 anos da Obra dos Pequeninos de Jesus. A Celebração, que aconteceu na rua – onde o distanciamento social pôde ser respeitado -, contou com a participação de funcionários, voluntários e assistidos pela Fundação Maria Mãe, mantenedora da obra.

Os diáconos permanentes Hélio Rodrigues de Oliveira – atual Diretor-Presidente da Fundação – e Waldeci Rodrigues da Silva – membro do Conselho Fiscal – serviram ao Altar. “Nós estamos, neste momento, rezando pela nova diretoria, composta para levar à frente esta obra tão querida pelo nosso coração, qual seja o atendimento aos pobres mais pobres da cidade, que são os moradores de rua. Quero pedir à Nossa Senhora que dê uma bênção muito especial àqueles que estão assumindo essa nova tarefa, e também agradeça, do céu, à Vanessa [Farnezi, Diretora-Presidente anterior] e à sua equipe, que trabalharam aqui durante 12 anos como coordenadores desta obra”, disse Dom Gil.

O Arcebispo ainda recordou o fato de que a instituição é consagrada à Mãe do Carmelo. “Nossa Senhora do Carmo nos ensina a olhar para o alto, onde está Deus, e entregar o nosso coração a Ele, para que d’Ele venha a força, a fim de que nós possamos trabalhar pelos nossos irmãos e crescer na solidariedade e na caridade.”

A nova diretoria assumiu a gestão da Fundação Maria Mãe no dia 14 de janeiro deste ano, com o desafio de dar continuidade ao trabalho social com as limitações impostas pela pandemia. “A população em situação de rua se viu abandonada até pelo espaço que eles tinham. Eles se viram um pouco sem casa, uma vez que são atendidos no portão para não adentrarem o recinto e aglomerarem-se”, contou Diácono Hélio. Ele também aproveitou para agradecer à antiga diretoria e àqueles que ajudam no dia a dia da obra social. “Neste momento em que nós estamos completando 38 anos da fundação da Obra dos Pequeninos de Jesus, iniciada no dia de Nossa Senhora do Carmo, em 1983, nós aproveitamos para agradecer a todos os voluntários, aos doares que mantêm essa obra e a todos aqueles que contribuem com a gente por meio de orações.” O Diretor-Presidente ainda pontuou sobre a importância da assistência espiritual para as pessoas em situação de rua. “Muitos se encontram desesperançados. Eles precisam acreditar em alguma coisa, precisam de um ideal à frente. Eu peço a todos que rezem por toda essa população em situação de vulnerabilidade social”, finalizou.

Após a Santa Missa, foi servido um café especial aos assistidos pela Obra dos Pequeninos de Jesus, em lembrança ao 38º aniversário. Clique aqui e confira as fotos da celebração.

Fundação Maria Mãe

A Fundação Maria Mãe (FMM), mantenedora da Obra dos Pequeninos de Jesus, Pessoa Jurídica de Direito Privado, sem fins lucrativos, foi criada em 1983 com o objetivo de ser um ponto de apoio e promoção humana para Pessoas adultas em Situação de Rua na cidade de Juiz de Fora.

Em qualquer centro urbano são perceptíveis grupos de pessoas que vivem nas ruas. Embora estas pessoas busquem trabalho como forma de obter os meios de subsistência para manter-se e sobreviver com dignidade, sem capacitação para o mercado formal de trabalho, acabam buscando formas de sobrevivência em atividades de baixa remuneração como catadores de recicláveis, cuidadores de carros, flanelinhas, vendedores ambulantes, entre outras atividades precárias que não oferecem as condições necessárias para a superação da pobreza.

Desta forma, a Obra dos Pequeninos de Jesus é um local onde esta população encontra apoio, atendimento humanizado com profissional do Serviço Social, atendimento odontológico e psicológico. A instituição também oferece diariamente o café da manhã para uma média de 120 pessoas, doação, troca e lavagem de roupas, higiene pessoal incluindo banho, barba, doação de kits de higiene, orientação religiosa, recuperação de documentação, entre outros.

Trabalho na pandemia

Desde o início de 2020 a sociedade enfrenta um grande desafio provocado pelo avanço da pandemia do novo coronavírus, que atinge fortemente a população em situação de rua devido à dificuldade que essas pessoas têm de se preservarem e cumprirem as medidas de proteção recomendadas.

Em Juiz de Fora, muitas instituições fecharam suas portas, seguindo as normativas do governo do município. Porém, a Obra dos Pequeninos de Jesus adaptou seus serviços para continuar de portas abertas atendendo a essa população, buscando oferecer orientações para que todos se conscientizem da gravidade da situação. Assim, os serviços não foram interrompidos e os funcionários e voluntários seguem com o compromisso de cuidado e atenção que a instituição sempre teve com essa parcela extremamente vulnerável da sociedade.

Além disso, como o Restaurante Popular está fechado, foi firmada uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do município para a oferta nos finais de semana de marmitas para que possam se alimentar melhor e se fortalecerem na luta contra o vírus. A FMM é um dos pontos de distribuição.

*Com informações do site da Fundação Maria Mãe

Veja Também