Igreja no Brasil

Voltado a refletir sobre os caminhos e as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea, no campo da Comunicação, o Mutirão de Comunicação é o maior encontro de comunicação eclesial do país.
Com vigência de três anos, o acordo prevê um conjunto de ações, que vão desde o diagnóstico dos bens tombados a ações educativas, passando ainda pela identificação desse Patrimônio Cultural, estabelecimento de diretrizes para intervenções, fomento à conservação e capacitação de quadros da CNBB e seus colaboradores para a gestão de imóveis e acervos. O acordo não abarca repasse de recursos financeiros entre as duas instituições; o custeio das ações deverá ser feito por meio do orçamento de cada uma delas.
De 13 a 20 de junho, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) realizam a da 36ª Semana do Migrante, este ano com o tema “Migração e diálogo”.  O lema adotado apresenta um questionamento bíblico: “Quem bate à nossa porta?”
A ação solidária emergencial “É Tempo de Cuidar” desenvolverá uma série de atividades com o objetivo de intensificar a arrecadação de alimentos em todo o Brasil, de 8 a 12 de junho. A campanha, que arrecadou mais de 5 milhões de quilos de itens alimentícios no ano passado, neste ano busca fortalecer as ações de enfrentamento à fome em todo Brasil.
Jovens mineiros e capixabas marcaram presença na Ampliada Regional da Pastoral da Juventude (ARPJ). O encontro foi realizado, entre os dias 03 e 06 de junho, no formato virtual e contou com a participação de Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo referencial da Comissão para a Juventude e bispo da Diocese de São João del-Rei (MG), Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese de São Mateus (ES) e da Irmã Valéria Leal, assessora nacional da Comissão Episcopal de Pastoral para a Juventude.
As inscrições para o Retiro On-line para Presbíteros continuam abertas. Promovido pelo Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através da Comissão Episcopal para a Comunicação e Cultura, com o apoio da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG), o evento acontece de 02 e 06 de agosto, com o tema “A vida e a espiritualidade do presbítero em tempos de pandemia e pós-pandemia”. 
Os (Arce)Bispos e os coordenadores Diocesanos de Pastoral do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão reunidos, por videoconferência, para a Assembleia Ordinária do Conselho Episcopal Regional (CONSER).
O Senado Federal anunciou que está na pauta desta terça-feira, às 16h, o PL 827/2020, que proíbe o despejo ou a desocupação de imóveis até o fim de 2021, em decorrência da pandemia da Covid-19. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) defende a proteção das famílias mais vulneráveis e propôs ao Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário (ODH), em fevereiro deste ano, que tais ações não fossem autorizadas. A sugestão virou uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A 39ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) terminou no dia 5 de junho e contou com a participação de 209 cristãos leigos e leigas de todo o país.

Notícias

Instagram

Facebook