15/02/2024

Aconteceu, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, o Retiro Espiritual dos seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora. O retiro foi orientado pelo Monsenhor Geraldo Magela da Silva, Vigário Geral da Diocese de São João del-Rei, a partir de duas grandes perguntas: “Quem sou eu? Quem és Tu?”
No primeiro dia da quaresma, dia 14 de fevereiro, a Campanha da Fratenidade (CF) deste ano foi apresentada para os veículos de comunicação de Juiz de Fora, através de uma coletiva de imprensa, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Na ocasião, o tema foi abordado pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, pelo Vigário Episcopal para Comunicação, Padre Antônio Camilo de Paiva, e pela Auxiliar da Coordenação Sinodal da Ação Evangelizadora, Teresa Cristina Coelho Pires.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta Quarta-feira de Cinzas, 14  de fevereiro, a Campanha da Fraternidade (CF) 2024 com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema bíblico “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt 23,8). Para marcar o início da Campanha e o início de Tempo Quaresmal, às 9h, foi celebrada, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, uma missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-Geral da entidade, Dom Ricardo Hoepers, e concelebrada por padres e assessores da instituição.
O Papa Francisco presidiu, nesta quarta-feira (14), na Basílica de Santa Sabina, no bairro Aventino, em Roma, a Santa Missa com o rito da bênção e imposição das cinzas. Como é tradição, a cerimônia teve início com a procissão penitencial que partiu da Igreja de Santo Anselmo, com a participação de cardeais, bispos, monges beneditinos, padres dominicanos e fiéis. Ao final da procissão, o Pap,a que aguardava na Basílica de Santa Sabina, deu início a Celebração Eucarística.
“Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade” é o título da Mensagem do Papa Francisco. E neste caminho para a liberdade “o primeiro passo” deve ser “querer ver a realidade”, afirma o Santo Padre, recordando “o grito de tantos irmãos e irmãs oprimidos”. “Na minha viagem a Lampedusa, à globalização da indiferença contrapus duas perguntas, que se tornam cada vez mais atuais: «Onde estás?» (Gn 3, 9) e «Onde está o teu irmão?» (Gn 4, 9)”, lembra o Papa.
O Papa Francisco enviou a já tradicional mensagem por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade. O pontífice manifestou o desejo de que a CF, “uma vez mais”, auxilie as pessoas e comunidades do Brasil “no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, superando toda divisão, indiferença, ódio e violência”.
Nesta Quarta-feira de Cinzas (14), o Papa realizou a Audiência Geral na Sala Paulo VI, dando continuidade ao ciclo sobre vícios e virtudes. O tema foi a acídia, mais conhecida como “preguiça”, que, explicou Francisco, é mais um efeito do que uma causa. A pessoa fica ociosa, indolente, apática. Com efeito, na raiz grega do termo acídia está a “falta de cuidado”.