7/07/2022

A Igreja Católica celebra o dia de Nossa Senhora Rosa Mística na próxima quarta-feira, 13 de julho. Trata-se de uma imagem rica em sua mensagem e simbolismos, expressos através das rosas, das vestes e das cores. Esta denominação mariana, que apareceu pela primeira vez em 1947, em um hospital na Itália, para a enfermeira Pierina Gilli, é homenageada em diversas capelas na Arquidiocese de Juiz de Fora.
Neste ano de 2022 comemora-se os 30 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, ocorrido em 11 de outubro de 1992. Para promover a recordação acerca do ambiente de recepção do texto do Catecismo, bem como favorecer a ampliação e o aprofundamento de seu conhecimento no Brasil, a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB tem realizado uma série de eventos comemorativos e formativos.
Foi celebrada, na manhã desta quinta-feira, 7, a Missa com os Parlamentares católicos. A Eucaristia foi presidida pelo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella Amado, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da entidade, em Brasília.
Neste mês de julho destaca-se na Igreja Católica a devoção à Virgem do Carmelo, a Nossa Senhora do Carmo, um título bem popular de Maria em virtude de um símbolo da fé, o escapulário. Celebrada no dia 16 de julho, a devoção a Nossa Senhora do Carmo tem origem no século XII, quando um grupo de eremitas começou a se formar no Monte Carmelo, na Terra Santa, iniciando um estilo de vida simples e pobre, ao lado da fonte de Elias, que se estendeu ao mundo todo.
Na próxima terça-feira, 12 de julho, a Igreja São José, localizada no Bairro Costa Carvalho, em Juiz de Fora, sediará pela última vez a Missa do Impossível. Isso porque a partir do dia 19, o idealizador da celebração, Padre Pierre Maurício de Almeida Cantarino, atuará na Paróquia Santa Rita de Cássia, do Bonfim, que passará a receber a Eucaristia.
A Paróquia Nosso Senhor dos Passos, de Rio Preto (MG), inicia nesta sexta-feira (8) a festa em honra ao seu Padroeiro, celebrado no próximo dia 14 de julho. Até o domingo (10), a programação contará com Missas diárias e apresentações musicais, além do 7º Encontro de Bandas. Para a quinta-feira (14), estão previstas duas celebrações, às 9h e às 16h.
Na próxima segunda-feira, dia 11 de julho, a Igreja celebra São Bento, considerado o ‘Pai dos Monges’ e instituído como o padroeiro da Europa. O santo dá nome a várias comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora, nas quais será celebrado com programações festivas.