2/03/2022

Foram celebrados, na última terça-feira, os 96 anos do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Fundado pelo primeiro bispo de Juiz de Fora, Dom Justino José de Santana, em 1° de março de 1926, o seminário é responsável pela formação de padres da Arquidiocese de Juiz de Fora e de diversas outras dioceses do Brasil.
Num gesto de solidariedade e fraternidade cristã aos cidadãos de Petrópolis, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu missa no dia 26 de fevereiro, na Paróquia Santo Antônio, situada no Alto da Serra, um dos locais que, junto com o bairro de Caxambu, foi assolado por fortes chuvas, no dia 15 de fevereiro, na qual provocou deslizamentos nas encostas, desmoronamento de casas e enxurradas pelas principais ruas da cidade, contabilizando dezenas de mortes, desaparecidos e desabrigados.
O Papa Francisco deseja ao Brasil que o Tempo Quaresmal seja ocasião de “verdadeira conversão” e que as sementes lançadas ao longo deste caminho frutifiquem “em ações concretas a favor de uma educação integral e de qualidade”. Assim ele expressou seus votos no início da Quaresma deste ano, com a Mensagem por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade 2022.
Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, 23 seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora participaram de um retiro espiritual no Ceflã. O encontro, realizado anualmente, contou com a presença do Reitor do Seminário Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, e dos formadores da casa de formação. O responsável pelas pregações foi o Padre Geraldo Dondici Vieira, que é o Diretor Espiritual Geral do Seminário.