Seminário Arquidiocesano Santo Antônio celebra 96 anos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Foram celebrados, na última terça-feira, os 96 anos do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio. Fundado pelo primeiro bispo de Juiz de Fora, Dom Justino José de Santana, em 1° de março de 1926, o seminário é responsável pela formação de padres da Arquidiocese de Juiz de Fora e de diversas outras dioceses do Brasil.

Em 1969, a Arquidiocese deu os primeiros passos para transformá-lo em Seminário Maior, criando o curso de Filosofia. A continuação dos estudos em Juiz de Fora e o acolhimento de seminaristas de outras dioceses marcaram este momento. Já no ano de 1971 foi criado o Curso de Teologia e isto possibilitava aos seminaristas completar todo o percurso da formação presbiteral no mesmo local.

Desde a década de 90, o Seminário acolhe para o processo completo da formação presbiteral apenas os seminaristas da Arquidiocese de Juiz de Fora. Seminaristas de outras dioceses e de congregações são acolhidos apenas para as atividades acadêmicas, através dos Cursos de Filosofia e Teologia.

O Reitor do Seminário Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, destacou a vocação formativa deste espaço, que é procurado por quem deseja conhecimento de Deus para viver melhor a fé e ajudar a outros que também assim desejam. “É uma alegria muito grande saber que as pessoas buscam o Seminário porque querem ter mais conhecimento de Deus, para que possam viver melhor a fé, e ajudar para que outros para que a vivam também. Com um grande número de padres podemos dizer, por esse Brasil afora, que passaram pelo nosso Seminário”.

Nestes 96 anos, este momento pandêmico que vivemos é, sem dúvidas, uma das maiores dificuldades já enfrentadas pelo Seminário Arquidiocesano. Segundo o sacerdote, graças a Deus e ao apoio de diversos atores, entre alunos, professores, funcionários, formadores e outros, o Seminário pode se manter ativo.

Todo aquele que sente o chamado de Deus em seu coração para o sacerdócio, pode procurar o Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, como informa Monsenhor Luiz Carlos . “O jovem devem fazer os encontros de discernimento vocacional. Depois é feita a seleção, percebemos aqueles que realmente são chamados e são acolhidos para um ano, que nós chamados de propedêutico, que é o ano do discernimento”.

O telefone do Seminário é (32) 3239-8600. Outras informações podem ser encontradas no site.

Fonte: Site Rádio Catedral de JF

Veja Também