São Cosme e São Damião são celebrados neste sábado (26)

Foto: Acervo O Globo

No dia 26 de setembro, a Igreja celebra o dia de São Cosme e São Damião. Bastante conhecidos no Brasil por conta do sincretismo religioso, poucas pessoas conhecem a verdadeira história desses santos.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, as comunidades dedicadas a São Cosme e São Damião prepararam programações especiais. Na comunidade pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Bairro Santa Cruz, em Juiz de Fora, o tríduo oratório começou na última quarta-feira (23) e se estende até sexta-feira (25). No sábado (26), será celebrada missa do padroeiro, às 18h.

Já a comunidade localizada no Bairro Quarto Depósito, em Santos Dumont (MG), e na Capela São Cosme e São Damião, em Matias Barbosa (MG), irão realizar celebração festiva apenas no dia dedicados aos irmãos.

Médicos de profissão, ao se converterem tornaram-se missionários, ajudando a curar não só o corpo, como também a alma. Foram perseguidos, acusados de feitiçarias, porém nunca negaram a fé, por isso foram martirizados. Hoje são os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de Medicina.

Confira as programações:

Comunidade São Cosme e São Damião – Bairro São Damião (pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima)
*A capela fica na Rua Bartolomeu dos Santos, 275 – Bairro São Damião

Até o dia 25 de setembro – Sexta-feira
19h30 – Terço da Misericórdia

18h – Missa do padroeiro

Comunidade São Cosme e São Damião – Santos Dumont/MG (pertencente à Paróquia São Sebastião)
*A capela fica na Rua Carlos Augusto do Nascimento, s/nº – Quarto Depósito

Dia 26 de setembro – Sábado – Dia de São Cosme e São Damião
19h – Missa na quadra da Escola Vocacional, por conta das orientações da Vigilância Sanitária Municipal

Capela São Cosme e São Damião – Matias Barbosa/MG (pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição)
*A capela fica na Rua Moacir Alves de Souza, s/nº – Vila São Damião – área rural

18h – Festa de São Cosme e São Damião

*Transmissão pelo Facebook da paróquia.