Reuniões de reformulação dão pontapé inicial à Segunda Fase do Sínodo

A Arquidiocese de Juiz de Fora se prepara para entrar na nova fase do II Sínodo Arquidiocesano. Na semana passada, no prédio da Cúria Metropolitana, ocorreram importantes reuniões de revisão, tratando dos dois enfoques escolhidos para a próxima etapa do Sínodo: caridade e a pastoral.

Na quarta-feira (15), o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, se reuniu com um grupo composto de diáconos permanentes, padres e leigos para discutir novas frentes caritativas de trabalho a serem instituídas na igreja.  “Essa reunião traz uma série de pessoas, para avaliarmos nosso trabalho de assistência aos pobres, aqueles que sofreram com problemas de saúde, que perderam entes queridos, portanto é uma reunião em volta da palavra caridade”, explicou Dom Gil.

Ele iniciou a reunião recordando os motivos e o sentido da revisão. “Nós programamos o sínodo antes da pandemia, sem saber o que iria acontecer. Nos anos de 2020 e 2021 foram feitas muitas adaptações, vimos agora que é necessário criarmos uma segunda fase, com o conhecimento que já temos da realidade sanitária e social que estamos vivendo por causa da pandemia”, afirmou. Destacou ainda as muitas perdas que o povo sofreu e o empobrecimento ocorrido, justificando, assim, a necessidade do foco na solidariedade.

O Vigário Episcopal para a Caridade, Padre Geraldo Dondici, contou que a reunião foi de escuta das diretrizes e pontapé inicial da nova fase. “Dom Gil priorizou para esse momento o cuidado com os mais pobres. Aqui nós vamos escutá-lo, acolher a palavra e as diretivas para reorganizar o vicariato da Caridade. Já existem três diaconias, Hospitalar, Carcerária e da Esperança. Serão criadas mais duas: a Diaconia ‘Dai-lhes vós de comer’, que reunirá e ajudará todo mundo que trabalha com a questão da carência alimentar, e a Diaconia ‘Vinde a mim os pequeninhos’, que reunirá todos os grupos que trabalham com a questão educativa, de recuperação de dependência química, o trabalho com os surdos, com o migrante, tudo isso que é Jesus presente nos pequeninhos. “

Na sexta-feira (17) foi a vez da revisão dos trabalhos pastorais. Na ocasião, Dom Gil esclareceu que a comissão escolhida vai se encarregar do estudo, avaliação e acompanhamento das propostas de reformulação da pastoral e dos grupos de pastorais.

Em entrevista, o Secretário do II Sínodo, Padre Vanderlei Santos de Sousa, CSsR, relacionou a dinâmica sinodal, caminhar juntos pensando a luz da Palavra de Deus, a finalidade do encontro. “O objetivo, então, é a gente fazer com que, com toda essa dinâmica do sínodo, as paróquias, vida religiosa, escolas católicas, novas comunidades, tenham alguns princípios fundados na proposta pastoral da Arquidiocese e seguindo as orientações da Igreja no Brasil”.

Falando do trabalho, em sua totalidade, o Arcebispo ainda destacou mais um importante ponto. “Pedimos a Deus que abençoe esta nova fase, porque é uma fase, não só para o movimento sinodal, mas para a igreja como um todo, que quer ser uma igreja sempre missionária e programar toda sua vida nessa direção: ‘Proclamai o evangelho pelas ruas e sobre os telhados’. [Também] toda essa movimentação do II Sínodo e da segunda fase se encaminha também nessa direção de celebração dos 100 anos da criação da diocese.

O início da segunda fase do II Sínodo Arquidiocesano será marcado por uma Celebração Eucarística na Catedral Metropolitana, no dia 31 de outubro, às 16h. A Missa deve contar com a presença de grande parte do Clero e dos missionários sinodais. A Eucaristia também será marcada pela Ordenação Diaconal dos seminaristas Rafael Nascimento e Robert Teixeira.