Igreja doméstica: Paróquias vendem “Círios da Família”, que devem ser acesos durante Vigília Pascal

*Círio Pascal é símbolo do Cristo Ressuscitado

O Sábado Santo, celebrado no próximo dia 11 de abril, é caracterizado, entre outras coisas, pelo acendimento do Círio Pascal, que representa a luz que é Cristo Ressuscitado. Tradicionalmente, a partir desta grande vela, os fiéis presentes nas igrejas também têm suas velas acesas e, com elas, renovam suas promessas batismais.

Na impossibilidade da presença do povo de Deus nas Missas, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as paróquias São Pedro e São Pio X comercializaram os “Círios da Família”, que devem ser acesos no momento da transmissão da celebração de sábado à noite.

Na comunidade da Cidade Alta foram confeccionadas 180 velas, e todas foram vendidas. O Vigário Paroquial, Padre Miguel Souza Lima Campos, foi quem teve a iniciativa de colocar a ideia em prática. “O Círio da Família seria este mesmo Círio Pascal que nós temos na nossa igreja. Neste ano em que nós estamos vivendo o contexto da pandemia, mais importante ainda ele ficou. Com o Círio da Família, a pessoa poderá participar da Vigília Pascal e, pelas redes sociais ou televisão, o padre irá abençoar o Fogo Novo, o Círio Pascal em cada casa”, afirmou.

Na Paróquia São Pio X ainda há algumas unidades do Círio da Família à venda. O preço é R$ 10. Os interessados devem procurar os coordenadores das comunidades ou a secretaria paroquial, que funciona às segundas, quartas e sextas, de 9h às 12h.