Funeral do Cardeal Cláudio Hummes ocorre até quarta-feira na Catedral da Metropolitana de São Paulo (SP)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Os ritos fúnebres do cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo (SP), prosseguem na Catedral da Sé nesta terça-feira, 5, e serão concluídos na quarta-feira, 6, às 10h, com a missa de encomendação, seguida de sepultamento, na Cripta da Igreja, sede metropolitana.

Essa última missa, da qual participará o núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, terá transmissão ao vivo da Rádio 9 de Julho e das TVs Canção Nova e Rede Vida, além das mídias digitais da arquidiocese de São Paulo.

Na primeira missa de corpo presente, o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, explicou que o gesto ali celebrado é momento de agradecer a Deus pela vida da pessoa que faleceu: “Sempre vale agradecer a Deus pelo fato dessa pessoa ter estado no nosso caminho e nós termos estado no caminho dessa pessoa. Por termos conhecido, por ela nos ter encontrado, porque ela foi um sinal de Deus para nós”.

 A seguir, veja o cronograma completo dos funerais:

Segunda-feira, 04/07
19h: acolhida do corpo e início do velório.
Missas às 20h e 22h

Terça-feira, 05/07
Missas às 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h

Quarta-feira, 06/07
Missas às 6h, 8h, e 10h, seguido do sepultamento.

 O Papa recorda o cardeal Hummes: pediu-me que não me esquecesse dos pobres

O Papa Francisco enviou um telegrama de pesar ao arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, pelo falecimento do cardeal Cláudio Hummes.

Francisco recebeu “com profundo pesar a notícia do falecimento do eminentíssimo cardeal Cláudio Hummes”, antecessor de Dom Odilo “na condução pastoral da dileta Arquidiocese de São Paulo”.

“Quero assegurar-lhe dos sufrágios que elevo ao altíssimo pelo eterno descanso deste querido irmão. Minhas preces são também de gratidão a Deus pelos longos anos de seu dedicado e zeloso serviço, sempre pautado pelos valores evangélicos, à Santa Mãe Igreja nos diversos encargos pastorais que lhe foram confiados tanto no Brasil quanto na Cúria Romana, e por seu empenho em anos recentes pela Igreja que caminha na Amazônia”, ressalta o Papa no telegrama.

“Trago sempre vivas na memória as palavras que dom Cláudio me disse no dia 13 de março de 2013, pedindo-me que não me esquecesse dos pobres”, escreve Francisco, enviando a bênção apostólica ao arcebispo de São Paulo e a todos os que se unem em oração para as exéquias do cardeal Hummes, como penhor de consolação e de esperança na vida eterna.

Fontes: Sites da CNBB e Vatican News

Veja Também