Pastoral da Juventude se reúne para a Ampliada Regional e utiliza o método Ver, Julgar e Agir

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Jovens mineiros e capixabas marcaram presença na Ampliada Regional da Pastoral da Juventude (ARPJ). O encontro foi realizado, entre os dias 03 e 06 de junho, no formato virtual e contou com a participação de Dom José Eudes Campos do Nascimento, bispo referencial da Comissão para a Juventude e bispo da Diocese de São João del-Rei (MG), Dom Paulo Bosi Dal’Bó, bispo da Diocese de São Mateus (ES) e da Irmã Valéria Leal, assessora nacional da Comissão Episcopal de Pastoral para a Juventude.

O evento teve início com uma Mística de Acolhida. Após esse momento, as delegadas e os delegados foram apresentados aos participantes, que partilharam as expectativas sobre o processo. Em seguida a coordenação expôs a programação, cujas considerações seriam feitas através da metodologia: Ver, Julgar e Agir.

No segundo dia de evento, os presentes puderam acompanhar a Análise de Conjuntura Regional e Nacional. Além disso, cada (Arqui)Diocese pode apresentar a sua realidade, avaliar a caminhada da PJ Regional e refletir sobre a atual composição do espaço de coordenação Regional.

Já no último dia, foi o momento de pensar nas ações de continuidade da caminhada para o próximo triênio, a partir dos eixos trabalhados nas lives preparatórias da ARPJ: assessoria, autocuidado, diálogos, grupos de jovens e políticas públicas.

O bispo da Diocese de Divinópolis (MG) e presidente do Regional Leste 2 enviou uma linda e profética carta ao grupo, que pode ler o documento na íntegra.

A ARPJ foi encerrada com a Mística “Encontros e Despedidas”, na qual houve o agradecimento à quem se doou no último triênio e acolheu aos que chegam. Dom José Eudes, deu sua benção e citou um trecho da música “Coração Livre”.

Eleição

Durante a Ampliada Regional da Pastoral da Juventude ocorreu também a eleição da nova coordenação para os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, sendo:

Regional Leste 2

Tiago Carvalho, Arquidiocese de Belo Horizonte – Secretário Regional

Mariana Borges, Diocese de Divinópolis – Coordenadora Nacional

Alessandro Seara, Arquidiocese de Belo Horizonte e Jassiara Santos, Diocese de Divinópolis – Comissão Regional de Assessores

Regional Leste 3

Mayra Karolina, Arquidiocese de Vitória – Secretária Regional

Aldiceia Costa, Diocese de São Mateus – Coordenadora Nacional

Eviane Machado, Arquidiocese de Vitória e Letícia Pelúzio, Diocese de São Mateus – Comissão Regional de Assessoras

Fonte: Site Regional Leste 2

Veja Também