O último capítulo da passagem do Padre Emerson de Assis Braz por Roma foi marcado por um momento histórico e profundamente espiritual: no dia 1º de julho, ele teve a oportunidade de participar de uma audiência privada com o Papa Leão XIV, ao lado do Arcebispo de Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira. A ocasião encerra seu período de dois anos na capital italiana, onde cursou o Mestrado em Teologia e vivenciou experiências significativas para sua trajetória como sacerdote.
Em entrevista à Rádio Catedral 102,3 FM, Pe. Emerson compartilhou a emoção de conhecer pessoalmente o novo Sucessor de Pedro. “Podemos experimentar a grandeza daquele homem que hoje guia a Igreja. Ele nos recebeu com um sorriso acolhedor, com gentileza e carinho. Dom Gil apresentou cada um de nós e falou sobre nossos trabalhos e estudos. O Papa Leão escutava com grande interesse, revelando seu coração de pastor”, relatou.
Durante esse período em Roma, o sacerdote também teve encontros com o Papa Francisco — incluindo o marcante momento de seu funeral. “Foi muito comovente […] estávamos com padres da Arquidiocese de Juiz de Fora para a canonização do Beato Carlo Coutes. Rezamos o Terço por quatro horas ao lado de pessoas de diversas nacionalidades, o que expressa a universalidade da Igreja e a força espiritual daquele homem que tocou tantos corações, até mesmo de outras religiões”, contou.
Pe. Emerson também testemunhou um dos momentos mais emblemáticos da vida da Igreja: a eleição do novo Papa. “Estava na Praça São Pedro quando a fumaça branca anunciou a escolha do Papa Leão XIV, o Cardeal Prevost. Foi uma grande emoção viver essa cena. Agora, poder cumprimentá-lo pessoalmente é como coroar essa experiência de fé, reafirmando a beleza da Igreja Católica, que é una, santa e conduzida pelo Espírito Santo por meio de seus pastores”, refletiu.
De volta ao Brasil, o presbítero já tem nova missão: ele foi nomeado pelo Pastor Arquidiocesano para assumir como pároco a Paróquia São Geraldo, no bairro Teixeiras. “Estou muito feliz e ansioso para caminhar com os fiéis, leigos e leigas da Paróquia São Geraldo e suas comunidades: a Matriz, São Domingos e Nossa Senhora Rosa Mística. Desejo conhecer cada coração, pois sei que ali encontrarei o novo endereço de Deus, que é o coração de cada pessoa. Tenho certeza de que será um tempo fecundo, bonito e cheio de vida”, expressou.
A Missa de posse e início do ministério de Padre Emerson na Paróquia São Geraldo está marcada para o dia 20 de julho, às 18h. Toda a comunidade é convidada a participar desse momento de fé e acolhida.
*Com informações da Rádio Catedral 102,3 FM
por 