13/05/2024

A Penitenciária Apostólica do Vaticano divulgou, nesta segunda-feira, 13 de maio, o documento que trata da concessão da indulgência durante o Jubileu Ordinário de 2025. No texto, o Tribunal de Misericórdia, como definiu-se o órgão, destaca que “pretende estimular os ânimos dos fiéis a desejar e alimentar o piedoso desejo de obter a Indulgência como dom de graça, próprio e peculiar de cada Ano Santo”.
O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, foi surpreendido na manhã do sábado, 11 de maio, com uma ligação do Santo Padre, Papa Francisco, às 11h37. Dom Jaime, em áudio enviado à Assessoria de Comunicação da CNBB e em conversa com a Rádio Vaticano, com voz embargada de emoção com o gesto de paternidade do Santo Padre, disse que foi surpreendido com a chamada telefônica do secretário do Santo Padre.
Na alocução que precedeu a oração mariana do Regina Caeli desse domingo (12), o Papa Francisco refletiu sobre o Evangelho do dia (Mc 16,19), data em que a Igreja de muitos países, inclusive do Brasil, celebrou a Solenidade da Ascensão do Senhor. A liturgia mostra que Jesus aparece aos Apóstolos e confia “a tarefa de continuar a sua obra”. Com o retorno ao Pai, comentou o Pontífice, Cristo não se separa de nós, mas precede o nosso destino.
A Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, sediou, na tarde de sábado (11) doze mesas temáticas dentro do contexto do II Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana, realizado nos dias 10 e 11 de maio, com a presença de 30 vencedores do Prêmio Nobel da Paz e, inclusive, do Papa Francisco. No evento “Crianças: Geração Futura”, um tema delicado, que foi criado a partir de uma intuição corajosa do próprio Pontífice para inverter o paradigma da escuta, ou seja, a partir das crianças. 

Notícias

Instagram

Facebook