Igreja do Brasil vive Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Motivados pelo tema “Amarás o Senhor teu Deus… e ao teu próximo como a ti mesmo” (Lc 10, 27)”, escolhido para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristã (SOUC) 2024, muitos grupos da Igreja no Brasil realizam de 12, Ascensão do Senhor, a 19 de maio, Solenidade de Pentecostes, ações para motivar a unidade e o ecumenismo entre Igrejas.

*Cartaz SOUC 2024

O bispo de Ponta de Pedras (PA) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo da CNBB, dom Teodoro Mendes Tavares, participou da live representando a Igreja Católica Apostólica Romana e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em live promovida pelo Conic.  Recordando uma fala do Papa Francisco, por ocasião da SOUC, dom Teodoro provoca com a frase: “De quem eu me faço próximo?”

Dom Teodoro disse que as atividades propostas pela semana são fundamentais para a unidade dos cristãos.  “Rezamos imitamos o nosso Senhor Jesus Cristo que também orou pela unidade de seus discípulos. A oração é a alma do movimento ecumênico”, disse. Contudo, o bispo reforçou que não é apenas nesta semana que se deve rezar pela unidade, mas o ano todo.

Abertura da SOUC 2024 será nesta segunda-feira (13), às 19h30, na catedral anglicana de Brasília. O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, fará a pregação na cerimônia.

Caderno de Celebrações da SOUC 2024

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) publicou o Caderno de Celebrações da Semana Nacional pela Oração da Unidade Cristã. Os materiais foram preparados por uma equipe ecumênica de Burkina Faso, coordenada pela Comunidade Chemin Neuf (CCN). A CCN é uma comunidade católica com vocação ecumênica, nascida em Lyon, França, em 1973.

Sua inspiração é a dinâmica do Vaticano II, a tradição inaciana e a experiência da Renovação Carismática. Para elaborar o material da SOUC 2024, a Comunidade de Neuf convidou pessoas da Arquidiocese Católica de Uagadugu, das igrejas protestantes, dos órgãos ecumênicos e da CCN de Burkina Faso.

No Brasil, o CONIC convidou a Comunidade de Taizé de Alagoinhas (BA) para realizar a adaptação dos subsídios para o Brasil. A Comunidade de Taizé aceitou o convite e adaptou, com espírito ecumênico e comunitário, o material proposto pelas igrejas de Burkina Faso. O caderno apresenta três roteiros celebrativos, que formam um caminho com três paradas. Primeira: somos um; segunda: oração da cruz e terceira: oração da luz.

“Este ano, vamos fazer da Semana de Oração pela Unidade Cristã uma Semana com forte apelo Ecumênico. Vamos nos dar a oportunidade de ir ao encontro de nossos irmãos e irmãs que vivem a sua fé de maneira diferente da nossa. Experimentar o amor em diversidade é encontrar Deus revelado na pessoa próxima. Estes encontros nos tornam pessoas melhores, menos conflitivas e mais amorosas”, convidam os membros da presidência do Conic na apresentação do caderno.

*Fonte: Site da CNBB, com informações de Conic

Veja Também