Durante o período quaresmal, os fiéis são convidados a observar três práticas principais: oração, jejum e caridade; este último nada mais é do que expressão da compaixão pelos mais necessitados. Uma prática que muitos grupos e movimentos da arquidiocese realizam frequentemente, como o Anjos da Rua, que até o dia 22 de março estará arrecadando chocolates para a Páscoa.
fevereiro de 2024
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, a decisão do Papa Francisco em nomear o padre Adenis Roberto de Oliveira como bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, no Paraná. Atualmente, Monsenhor Adenis é pároco na Paróquia Santo Antônio de Igarapé (MG) e reitor do Seminário Maior Mater Misericordiae dos Missionários Servos dos Pobres, também em Igarapé.
Após a Audiência Geral desta quarta-feira (28), o Papa Francisco foi ao Hospital Gemelli Isola Tiberina. Lá, ele fez alguns exames e, em seguida, retornou ao Vaticano. A ida ao hospital foi comunicada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, em boletim sobre a saúde do Pontífice.
No último dia 1º de fevereiro a Diocese de Juiz de Fora completou 100 anos. Milhares de pessoas estiveram na Festa do Centenário da Diocesano, além dos fiéis, autoridades civis e religiosas foram comemorar tal momento de júbilo. Por meio de cartas e mensagens, outras dioceses, que não puderam estar presentes, parabenizaram Dom Gil Antônio Moreira e a Igreja Particular de Juiz de Fora.
O Seminário Arquidiocesano Santo Antônio está com inscrições abertas para o Encontro Vocacional Específico (DIVES). A iniciativa é realizada anualmente visando auxiliar rapazes, que tenham interesse em seguir o sacerdócio, a compreender seu chamado vocacional.
No último final de semana, mais uma vez milhares de homens estiveram reunidos no Santuário de Aparecida para a 16ª Romaria Nacional do Terço dos Homens. O ponto alto do encontro anual é a Missa Solene celebrada na manhã de sábado, neste ano, 24 de fevereiro, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider. Naquele dia, a Palavra de Deus nos dizia que, em certa ocasião, quando Jesus estava pregando para multidões, sua Mãe e seus parentes se aproximaram e queriam falar com ele. Jesus, então, anunciou: “Todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mt 12, 50).
A declaração Fiducia supplicans, publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé em dezembro passado, como é bem conhecido e como foi bem apontado por muitos, não muda a doutrina tradicional sobre o matrimônio que prevê uma bênção nupcial apenas para o homem e a mulher que se casam. O que é aprofundado pelo documento, que admite a possibilidade de bênçãos espontâneas simples também para casais irregulares ou do mesmo sexo, sem que isso signifique abençoar sua união ou aprovar sua conduta de vida, é, por sua vez, a natureza das bênçãos.
Candidata a ser a primeira santa pernambucana, a irmã Adélia terá seu processo de beatificação aberto oficialmente no dia 10 de março com a instalação do tribunal para a escuta de testemunhas e elaboração do inquérito diocesano. A solenidade se realizará na capela do Colégio Damas, da Ordem das Religiosas da Instrução Cristã, no Recife, seguida de Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Pesqueira (PE) e secretário da CNBB Nordeste 2, dom José Luiz Ferreira Salles.
Atendendo a um pedido do arquieparca da arquieparquia de São João Batista dos Ucranianos no Brasil, dom Volodemer Koubetch, sediada no Paraná, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil enviou, nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, uma carta a todos os bispos do Brasil, com um pedido de oração pelos dois anos da guerra na Ucrânia, cujo aniversário se deu no último sábado, 24 de fevereiro.