23/02/2023

“É um tempo de graça para regressar ao essencial, que é o Senhor”, disse o Santo Padre na homilia da Quarta-feira de Cinzas. Iniciada a Quaresma, época propícia à conversão, todos católicos são convidados a realizarem exercícios de jejum, oração e caridade, tendo como meta a Páscoa do Senhor.
O Padre Roney Lima, MSC, que nos últimos meses atuou como Vigário Paroquial da Paróquia São Pio X, em Juiz de Fora, despede-se da comunidade na noite desta quinta-feira (23). O sacerdote, pertencente à Congregação dos Missionários do Sagrado Coração (MSC), será enviado para uma missão em Moçambique, na África.
O Colégio Católico Comunidade Resgate promove, no próximo mês, uma formação para famílias com João Malheiro, doutor em educação no campo de virtudes. O evento acontecerá no dia 25, de 8h30 às 12h, e é voltado para pais, professores e profissionais que lidam com a formação de crianças e adolescentes.
No dia 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, as igrejas da Arquidiocese de Juiz de Fora receberam milhares de fiéis para as missas que marcaram a abertura da Quaresma. Durante as celebrações, todos receberam sobre suas cabeças as cinzas, ouvindo dos padres, diáconos e ministros os seguintes versículos bíblicos: “Lembra-te que tu és pó, em pó te hás de tornar” (cf. Gn 3, 19) ou “Convertei-vos e crede no Evangelho” (cf. Mc 1, 15).
Começa neste dia 24 de fevereiro, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, o Curso sobre o Evangelho de Mateus, que está sendo lido neste Ano Litúrgico A. Os estudos e reflexões serão conduzidos pelo Vigário Paroquial, Padre Elílio de Faria Matos Júnior, sempre às sextas-feiras, a partir das 19h.
O Coral Arquidiocesano Benedictus promoverá nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, um processo de seleção para seu Curso Propedêutico de Canto Coral. O teste simples de aptidão musical será realizado das 19h às 20h, na Catedral Metropolitana, no mesmo momento da inscrição.
Com o sagrado Rito das Cinzas, iniciamos a Quaresma. Ouvimos do Ministro: “Lembra-te que és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19). Recordar a fragilidade da vida humana impele a reconhecer que o apego material será sempre um contrassenso e a falta de partilha do que se tem com o que nada tem ou pouco possui será, no mínimo, sinal de desajuste. Para esses e para todos, a outra forma da imposição das cinzas é um forte convite: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).