11/05/2022

Na manhã dessa terça-feira, 10 de maio, o Seminário Nossa Senhora de Guadalupe sediou a reunião da Província Eclesiástica de Juiz de Fora. A casa de formação, pertencente à Diocese de Leopoldina, está localizada no Bairro Granbery. O encontro foi conduzido pelo Arcebispo e Metropolita, Dom Gil Antônio Moreira, e pelos bispos de Leopoldina, Dom Edson Oriolo, e de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento.
Quinze anos se passaram desde a celebração da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano no Santuário Nacional de Aparecida, aos pés de Nossa Senhora, Padroeira do Brasil. Na sua primeira viagem apostólica à América Latina, por ocasião da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco visitou o Santuário brasileiro e lembrou que, nesses dias, entre 13 e 31 de maio de 2007, pôde verificar “como os bispos sentiram-se encorajados, acompanhados e, em certo sentido, inspirados pelos milhares de peregrinos que vinham todos os dias entregar suas vidas à Virgem”.
A visita ad Limina dos bispos gaúchos ao Vaticano na primeira semana de maio foi uma oportunidade também de conhecer o trabalho realizado pelos prelados, como de dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo/RS e presidente da Comissão dos Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada da CNBB. Os organismos atuam em questões ligadas à Pastoral Vocacional, ao serviço de animação vocacional, à formação dos presbíteros, além da vida dos padres, dos diáconos e das pessoas dos institutos de Vida Consagrada.
Nesta quinta-feira (12), a Comunidade Santa Lúcia Filippini, no Bairro Nova Era, inicia a festa de sua padroeira. Fundadora do Instituto das Professoras Pias Filippinas, sempre foi muito dedicada aos estudos da Sagrada Escritura, e com a alma cheia de caridade, Santa Lúcia tomou para si, ainda no início da adolescência, a função de ensinar o catecismo às crianças. Sua vida é exemplo de entrega a Deus.

Notícias

Instagram

Facebook